Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27312
Autoria: Schmidt, Colten
Orientação: Guerra, Rita
Data: 28-Dez-2022
Título próprio: Theater as an intervention for prejudice reduction: Primary and secondary transfer effects of intergroup contact
Referência bibliográfica: Schmidt, C. (2022). Theater as an intervention for prejudice reduction: Primary and secondary transfer effects of intergroup contact [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27312
Palavras-chave: Intergroup contact
Secondary effects
Cognitive liberalization
Prejudice reduction
Contato intergrupal
Generalização
Liberalização cognitiva
Redução do preconceito
Resumo: Prejudice continues to be a persistent social problem that results in discrimination, inequalities, and violence. Much basic and applied research have been done on ways to reduce prejudice with the most common theory studied being intergroup contact theory, which says that positive contact between group members can improve intergroup relations. Since Gordon Allport proposed the theory almost 70 years ago, researchers have grown the theory and found spillover effects in prejudice reduction to other groups. One understudied area is research into using plays or theater as a vehicle for prejudice reduction (i.e., indirect contact). Building on this literature on direct and indirect intergroup contact, the current study examined if attending live theater may reduce prejudice and raise positive attitudes toward the group portrayed in the play, and generalize to other groups that were not contacted in the play (i.e., secondary transfer effect). Specifically, we assessed people’s attitudes before (Time 1) and after (Time 2) they watched a play about immigrants (experimental condition) vs an unrelated topic (control condition).37 White American participants participated in study, however considering the very small sample size we had to conduct only non-parametric test, showing no differences between participants attitudes towards multiple social groups. Considering this major limitation, we cannot make any conclusions from the current study and further research is needed to test the hypothesized effects.
O preconceito continua a ser um problema social persistente que resulta em discriminação, desigualdades, e violência. Tem sido feita muita investigação básica e aplicada sobre as diferentes formas de reduzir preconceitos, sendo a teoria do contacto intergrupal, que diz que o contacto positivo entre grupos socias pode melhorar as relações intergrupais, uma das mais estudadas. Desde que Gordon Allport propôs a teoria há quase 70 anos, os investigadores desenvolveram a teoria e encontraram efeitos mais alargados da redução dos preconceitos para outros grupos. Estudos recentes sugerem que a utilização de peças de teatro como veículo de redução de preconceito (ou seja, contacto indirecto). Com base na literatura sobre o contacto directo e indirecto, o presente estudo examinou se, assistir ao teatro ao vivo pode reduzir o preconceito e melhorar as atitudes em relação ao grupo representado na peça, bem como generalizar a outros grupos que não foram referidos na peça (ou seja, o efeito secundário de transferência). Especificamente, examinamos as atitudes das pessoas antes (Tempo 1) e depois (Tempo 2) de assistirem a uma peça sobre imigrantes (condição experimental) versus um tópico não relacionado (condição de controlo). 37 participantes americanos brancos participaram no estudo, no entanto, considerando o tamanho muito pequeno da amostra, tivemos de realizar apenas testes não paramétricos, não mostrando diferenças entre as atitudes dos participantes em relação a múltiplos grupos sociais. Tendo em conta estas grandes limitações, não podemos tirar quaisquer conclusões do estudo actual e é necessária mais investigação para testar os efeitos hipotéticos.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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