Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27290
Autoria: Figueiredo, Francisco Serpa dos Santos
Orientação: Ferreira, Mónica Mendes
Data: 22-Dez-2022
Título próprio: The impact of dog-human bond on the selection criteria of dog food
Referência bibliográfica: Figueiredo, F. S. dos S. (2022). The impact of dog-human bond on the selection criteria of dog food [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27290
Palavras-chave: Relação cão-humano
Preferências da comida do cão
Nível de vínculo
Comportamentos do consumidor relacionados com o cão
Despesas com cães
Resumo: Nas últimas décadas, os cães passaram de uma fonte de proteção ou trabalho a serem vistos como parte da família. Neste sentido, um novo mercado de produtos para cães emerge, nomeadamente na área da alimentação. Com o avanço das tecnologias, há uma quantidade de informação e opções variada que influencia os critérios de seleção na alimentação dos cães. O presente estudo de investigação procura analisar a relação entre ligação cão-humano e os critérios de seleção de comida dos cães, uma área da literatura com crescente atenção na comunidade científica, contudo, insuficiente na população portuguesa. A abordagem quantitativa do estudo utilizou como instrumento de recolha de dados um questionário que mediu o nível de ligação cão-humano e os critérios de seleção da ração. Para responder aos objetivos usaram-se estatísticas descritivas, testes paramétricos e não paramétricos. A amostra foi recolhida online e é constituída por 971 participantes portugueses, 18.2% de homens e 82.8% de mulheres com idades entre os 18 e os mais de 65 anos de idade. Os resultados sugerem que as mulheres e gerações mais jovens têm maiores níveis de ligação com os cães e níveis de educação mais altos correspondem a menores níveis; por outro lado, maiores níveis de ligação com os cães encontram-se associados a uma maior importância na qualidade da alimentação bem como numa maior consciência de preço. Foram encontradas diferenças significativas nos critérios de seleção de comida dos cães entre pessoas com altos níveis de ligação e pessoas com baixos níveis de ligação com os cães.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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