Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27197
Autoria: Rodrigues, Margarida Nunes
Orientação: Jalali, Marjan Sara Fonseca
Data: 12-Dez-2022
Título próprio: Sustainability in cosmetics: Sources of information and their impact on attitudes and behaviours among generation Z
Referência bibliográfica: Rodrigues, M. N. (2022). Sustainability in cosmetics: Sources of information and their impact on attitudes and behaviours among generation Z [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27197
Palavras-chave: Geração Z -- Z Generation
Sustainable information
Sustainable consumption
Cosmetic industry
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Informação sustentável
Consumo sustentável
Indústria cosmética
Resumo: There is a growing concern among Z generation consumers regarding sustainability and it is questioned whether this concern is reflected in the purchase of cosmetic products, as these consumers seek solutions to current environmental issues. Simultaneously, the importance and impact of information sources on purchasing decisions has grown, increasing the knowledge that consumers have regarding this topic. There is uncertainty regarding the understanding of the concept of sustainability in the cosmetics industry and how information sources improve this knowledge, translating into more sustainable cosmetics purchases. Thus, the aim of this research was to understand the knowledge regarding sustainability in the cosmetics industry, analysing the impact of information sources on the attitudes and behaviours of generation Z within the university context. Consequently, 13 semi-structured interviews were conducted with these consumers. The results concluded that consumers recognize the sustainability issues in the cosmetics industry and point out that their main source of information is the internet. Concerning the alignment between intentions and consumption of sustainable cosmetics, there was a gap between attitude and behaviour, related to the fact that the intention of individuals is not translated into consumption. The contributions of this study were mainly to fill in the knowledge gap in the literature regarding the link between information sources and consumption of sustainable cosmetics and to understand the importance of consumers' perspective in order to adjust communication strategies, providing guidelines on how to better disseminate information about sustainable cosmetics.
Existe uma preocupação crescente entre os consumidores da geração Z, relativamente à sustentabilidade e questiona-se se esta preocupação transparece na compra de produtos cosméticos, pois estes consumidores procuram soluções para as questões ambientais atuais. Simultaneamente, a importância e o impacto das fontes de informação nas decisões de compra tem crescido, aumentando o conhecimento que os consumidores têm relativamente a este tema. Existe incerteza relativamente ao entendimento do conceito de sustentabilidade na indústria da cosmética e de que forma as fontes de informação melhoram este conhecimento, traduzindo-se em compras de cosmética mais sustentável. Assim, o objetivo desta investigação foi compreender o conhecimento relativamente à sustentabilidade na indústria da cosmética, analisando o impacto das fontes de informação nas atitudes e comportamentos da geração Z no contexto universitário. Consequentemente, foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas com estes consumidores. Os resultados concluíram que os consumidores reconhecem os problemas da sustentabilidade na indústria da cosmética e salientam que a principal fonte de informação é a internet. Relativamente ao alinhamento entre as intenções e o consumo de cosméticos sustentáveis, verificou-se uma lacuna entre a atitude e o comportamento, prendendo-se com o facto da intenção dos indivíduos não se traduzir no consumo. As contribuições deste estudo foram essencialmente no sentido de colmatar a lacuna de conhecimento existente na literatura, sobre a ligação entre as fontes de informação e o consumo de cosméticos sustentáveis e perceber a importância da perspetiva dos consumidores, a fim de ajustar as estratégias de comunicação, fornecendo diretrizes sobre como melhor divulgar a informação acerca dos cosméticos sustentáveis.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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