Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27152
Autoria: Santos, João Miguel Rodrigues
Orientação: Rosa, Miriam H.
Data: 14-Dez-2022
Título próprio: Regresso a um passado só nosso: Um estudo qualitativo sobre a nostalgia coletiva nas fusões e aquisições organizacionais
Referência bibliográfica: Santos, J. M. R. (2022). Regresso a um passado só nosso: Um estudo qualitativo sobre a nostalgia coletiva nas fusões e aquisições organizacionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27152
Palavras-chave: Fusões e aquisições
Identificação organizacional
Nostalgia coletiva
Mergers and acquisitions
Organizational identification
Collective nostalgia
Resumo: As fusões e aquisições constituem fenómenos organizacionais de grande complexidade que, ainda hoje, apresentam grandes desafios teóricos e práticos, o que se comprova pela elevada taxa de insucesso a eles associada. O presente trabalho tem por objetivo estudar as fusões e aquisições do ponto de vista dos trabalhadores, explorando os aspetos associados ao (in)sucesso destes processos. Para tal, será adotada a Abordagem da Identidade Social, a partir da qual se buscará uma melhor compreensão da experiência de identificação organizacional, no contexto das fusões e aquisições. Paralelamente, como principal foco do presente trabalho, procura-se responder à lacuna no estudo da nostalgia (coletiva) no contexto das fusões e aquisições. Assim, pretende-se explorar se e de que forma a nostalgia é vivida pelos trabalhadores, e qual a sua perceção quanto ao papel dessa nostalgia na adaptação às mudanças organizacionais que advêm desses processos. Para tal foi adotada uma abordagem qualitativa, assente em entrevistas semiestruturadas a participantes de diferentes organizações. Os dados recolhidos foram analisados com recurso ao método de análise temática, com o objetivo de identificar os temas com mais destaque nas narrativas dos/as participantes. Os resultados obtidos evidenciam uma forte presença de sentimentos nostálgicos, vividos no seio da organização enquanto parte desse mesmo coletivo (i.e, nostalgia coletiva). São ainda estabelecidas algumas pontes entre a nostalgia coletiva e outros temas que se mostraram relevantes no presente estudo (e.g., identificação organizacional e sensemaking), apontando caminhos de estudo promissores que possam ajudar a esclarecer estas relações.
Mergers and acquisitions figure as complex organizational phenomena, which still present great theoretical and practical challenges, proven by their high failure rate. This project aims to study mergers and acquisitions from employees’ point of view, exploring the aspects associated with the failure and success of these processes. To this end, the Social Identity Approach will be adopted, in order to search for a better understanding of the experience of organizational identification, in the context of mergers and acquisitions. At the same time, being the main goal of this work, we seek to respond to the gap in the study of (collective) nostalgia in the context of mergers and acquisitions. Thus, we intend to explore whether and how nostalgia is experienced by employees, and what is their perception of its role in adapting to the organizational changes that arise from these processes. To this end, a qualitative approach was implemented, through semi-structured interviews with participants from different organizations. The collected data were analyzed using the thematic analysis method, to identify the most prominent themes in the participants' narratives. The obtained results show a strong presence of nostalgic feelings, experienced within the organization as part of that same collective (i.e., collective nostalgia). Some bridges are also suggested between collective nostalgia and other themes that were relevant in the present study (e.g., organizational identification and sensemaking), pointing out promising paths of study that can help to clarify these relationships.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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