Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27139
Autoria: Sousa, Joana Adelaide Neves
Orientação: Crespo, Nádia Nogueira Simões
Data: 28-Dez-2022
Título próprio: A procura e a oferta no mercado de luxo em Portugal
Referência bibliográfica: Sousa, J. A. N. (2022). A procura e a oferta no mercado de luxo em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27139
Palavras-chave: Marcas de luxo
Mercado de luxo
Portugal
Consumidor -- Consumer
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Luxury brands
Luxury market
Resumo: O conceito de luxo está associado a uma tradição com marcas que são marcos na história e que são ambicionadas por muitos, mas a noção de luxo e do que se procura numa marca de luxo nem sempre é linear, vai além da compra. O presente estudo relaciona os mercados de bens de luxo com o seu funcionamento na ótica do consumidor. Pretende-se chegar a conclusões do que justifica a compra destes bens por parte dos possíveis consumidores, quais os determinantes e as características relevantes para a atração de possíveis clientes. Ou seja, é necessário entender o comportamento dos mercados do lado da procura e oferta, percebendo a dinâmica de variáveis. De forma a recolher dados, foram usados dois métodos. O método primário passa por um estudo quantitativo (questionários a possíveis consumidores de produtos de luxo em Portugal) e, como complemento à perceção do mercado, um estudo qualitativo (entrevistas feitas a profissionais da área). O contributo empírico pretende dar resposta, além do estudo teórico presente na revisão de literatura, às minhas questões de investigação e definir de forma alinhada com o tema, o comportamento dos consumidores. No final desta dissertação chegámos à conclusão de que são cada vez mais valorizadas determinantes intangíveis e ligados a questões pessoais nos bens de luxo. O mercado de luxo adaptou-se e a aposta em novas formas de captar consumidores e de valorizar as marcas de luxo mudaram.
The concept of luxury is associated with a tradition with brands that are milestones in history and are desired by many, but the notion of luxury and what one looks for in a luxury brand is not always linear, it goes beyond the purchase. This study relates the luxury goods markets with how they work from the consumer's point of view. It intends to conclude what justifies the purchase of these goods by potential consumers, what are the determinants and the relevant characteristics for the attraction of potential customers. In other words, it is necessary to understand the behavior of markets on the demand and supply sides, understanding the dynamics of variables. To collect data, two methods were used. The primary method is a quantitative study (questionnaires to potential consumers of luxury products in Portugal) and, as a complement to the market perception, a qualitative study (interviews with professionals in the area). The empirical contribution aims to answer, in addition to the theoretical study present in the literature review, my research questions and define in an aligned way with the theme, the consumer behavior. At the end of this thesis, we concluded that intangible and personal determinants are increasingly valued in luxury goods and that the luxury market has been able to adapt and invest in new ways of attracting consumers and valuing luxury brands.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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