Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27069
Autoria: Madeira, Miguel Cameselle
Orientação: Martins, Susana da Cruz
Data: 21-Dez-2022
Título próprio: Parque Escolar: Mudança de paradigma ou renovação superficial?
Referência bibliográfica: Madeira, M. C. (2022). Parque Escolar: Mudança de paradigma ou renovação superficial? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27069
Palavras-chave: Parque Escolar
Política de educação -- Educational policy
Políticas públicas -- Public politics
Arquitetura escolar
School architecture
Resumo: O Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário, vulgo Parque Escolar, é uma política pública que teve como objetivo principal a requalificação dos espaços e equipamentos escolares de acordo com os novos padrões de construção de edifícios, pretendendo-se a passagem de um modelo de ensino centrado nos professores para um baseado em práticas pedagógicas de natureza coletiva e exploratória com recurso às novas tecnologias. Neste sentido, a presente Dissertação pretendeu analisar se, doze anos após a conclusão das obras nas primeiras escolas abrangidas pelo programa, se verifica o cumprimento dos pressupostos da política relacionados com as alterações ao nível de práticas pedagógicas nos contextos da sua implementação. Para atingir este objetivo, foram conduzidas entrevistas semi-diretivas com antigos responsáveis políticos, dirigentes da Parque Escolar, E. P. E. e diretores escolares, bem como grupos focais com professores. A partir do estudo realizado, concluiu-se que não é possível verificar o cumprimento dos pressupostos pedagógicos ao nível da sua implementação devido a fatores como a manutenção eficaz dos equipamentos, a predisposição dos professores para o uso de novas metodologias e, em alguns casos, a rigidez arquitetónica do edifício original.
The Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário, also known as Parque Escolar, is a public policy whose primary aim was to improve the spaces and equipment of schools in accordance with the new building standards, intending to transform the teaching model from one centred around the teacher to one based on pedagogical practices of collective and exploratory nature with the use of new technologies. In this regard, this Dissertation intends to analyse if, twelve years after the conclusion of the work in the first schools encompassed by the programme, the compliance of the policy principles regarding changes in pedagogical practices can be verified in the contexts of its implementation. To achieve this goal, semi-structured interviews were conducted with former political figures, managers at Parque Escolar, E. P. E. and school headteachers, as well as focus groups with teachers. From the research done, it was concluded that it is not possible to confirm the compliance of the policy principles related to pedagogy in the contexts of its implementation due to factors like the effective maintenance of the equipment in schools, the predisposition of teachers to use new methodologies and, in some cases, the architectural rigidity of the original building.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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