Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27068
Autoria: Franco, Maria Morgado da Silva Gonçalves
Orientação: Pereira, Leandro Luís Ferreira
Data: 13-Dez-2022
Título próprio: Agilidade como vantagem competitiva das organizações: Uma revisão sistemática da literatura
Referência bibliográfica: Franco, M. M. da S. G. (2022). Agilidade como vantagem competitiva das organizações: Uma revisão sistemática da literatura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27068
Palavras-chave: Agile
Agilidade
Agilidade organizacional
Vantagem competitiva -- Competitive advantage
Desempenho organizacional -- Organizational performance
Agility
Organizational agility
Resumo: Agilidade é a capacidade de uma organização responder com dinamismo às mudanças na procura de mercado, ao clima de negócios caracterizado por um elevado grau de incerteza e a cenários globais em constante atualização. A organização deve adotar práticas ágeis como um valor central para corresponder às necessidades das mudanças nos requisitos de clientes, ambiente e stakeholders, de forma a manter uma melhor posição de mercado face aos concorrentes. Embora exista um número elevado de estudos sobre a definição de agilidade e de como esta pode beneficiar as organizações através de vantagem competitiva, na literatura recorrente ainda existem algumas lacunas relativamente à sua conceptualização, e uma falta de empenho em revisões sistemáticas para melhor compreender o estado da arte sobre a temática. O objetivo deste estudo é abordar essa lacuna, estudando a evolução das investigações sobre agilidade como vantagem competitiva das organizações, procedendo a uma revisão sistemática da literatura.
Agility is the ability of an organization to respond dynamically to changes in market demand, to a business climate characterized by a high degree of uncertainty, and to global scenarios that are constantly being updated. The organization must adopt agile practices as a core value to respond to changing needs of customers, the environment, and stakeholders, to maintain a better market position against competitors. Although there are many studies on the definition of agility and how it can benefit organizations through competitive advantage, in the recurrent literature there are still some gaps regarding its conceptualization, and a lack of commitment of systematic reviews to better understand the state of the art of the subject. The objective of this study is to address this gap, study the evolution of investigations on agility as a competitive advantage of organizations, and carry out a systematic review of the literature.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_goncalves_franco.pdf956,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.