Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26767
Autoria: Silva, Inês Margarida Vieira da
Orientação: Simões, Francisco
Silva, Madalena Alarcão
Data: 9-Dez-2022
Título próprio: Mentoria entre pares: Um estudo de caso de programas desenvolvidos em Portugal
Referência bibliográfica: Silva, I. M. V. da. (2022). Mentoria entre pares: Um estudo de caso de programas desenvolvidos em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26767
Palavras-chave: Mentoria
Pares
Relação de apoio
Ensino
Mentoring
Peers
Supportive relationship
Teaching
Resumo: Na Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020, foi sugerido que as escolas criassem programas de mentoria entre pares com o objetivo de estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos. A mentoria entre pares consiste na formação de um par constituído por um aluno mais velho e um aluno mais novo, idealmente com o mínimo de dois anos de diferença (Karcher, 2007). O presente estudo teve como principal objetivo explorar e comparar programas de mentoria entre pares que vão sendo desenvolvidos nas escolas básicas e secundárias de Portugal, situando essa análise no conhecimento internacional sobre a construção e eficácia de programas desta natureza. A amostra é composta por 9 profissionais, 8 do sexo feminino, com idades entre os 40 e os 62 anos (M = 54.33, SD = 8,124). Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas 9 entrevistas narrativas semiestruturadas, com as figuras de referência dos programas de mentoria entre pares em três escolas portuguesas. Os resultados encontrados a partir deste estudo mostram que existem aspetos comuns aos programas das três escolas, como por exemplo a formulação de objetivos, os encontros entre os participantes e os fatores que dificultaram a implementação. Por outro lado, a formação dos mentores, as orientações externas e os critérios de escolha dos mentores e mentorandos foram aspetos que mostraram variações nos programas presentes no estudo.
In Resolução do Conselho de Ministros nº53-D/2020, it was suggested that schools create peer mentoring programs in order to encourage interpersonal relationships and cooperation between students. Peer mentoring consists of pairing an older student and a younger student, ideally a minimum of two years apart (Karcher, 2007). The main objective of this study was to explore and compare peer mentoring programs being developed in primary and secondary schools in Portugal, situating this analysis in the international knowledge about the construction and effectiveness of programs of this nature. The sample is composed of 9 professionals, 8 female, aged between 40 and 62 years (M = 54.33, SD = 8.124). Using a qualitative methodology, 9 semi-structured narrative interviews were conducted with the reference figures of peer mentoring programs in three Portuguese schools. The results found from this study show that there are common aspects to the programs in the three schools, such as the formulation of goals, the meetings between participants, and the factors that hindered implementation. On the other hand, the training of mentors, the external guidelines, and the criteria for choosing mentors and mentees were aspects that showed variations in the programs present in the study.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_vieira_silva.pdf784,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.