Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26731
Autoria: Branco, José Duarte Correia
Orientação: Álvares, Cláudia
Marchi, Riccardo
Data: 13-Dez-2022
Título próprio: O populismo de direita no YouTube: O Chega e o PNR/ Ergue-te em perspetiva comparada
Referência bibliográfica: Branco, J. D. C. (2022). O populismo de direita no YouTube: O Chega e o PNR/ Ergue-te em perspetiva comparada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26731
Palavras-chave: Populismo de direita
Media sociais -- Social media
Comunicação política
Chega
Partido Nacional Renovador
Right-wing populism
Political communication
Resumo: Nos últimos anos, o termo ‘populismo’ emergiu na agenda político-mediática nas democracias ocidentais. Enquanto fenómeno político, o populismo foi observado como uma oposição entre o povo puro e a elite corrupta, com o objetivo de restaurar a soberania popular. As redes sociais apresentam características essenciais na disseminação da mensagem política populista. Em Portugal, a direita radical é representada por dois partidos políticos: o mais antigo, o Partido Nacional Renovador/ Ergue-te (PNR/ E) e o mais recente, o Chega (CH), que garantiu a primeira representação parlamentar do populismo de direita em democracia. Na presente dissertação foi realizada uma análise de conteúdo em torno de uma amostra de vídeos dos canais de YouTube dos respetivos partidos populistas de direita em Portugal na campanha para as eleições legislativas de 2019 e 2022. Foi demonstrada a existência de diferenças quer ao nível da utilização do YouTube, quer ao nível do estilo de comunicação dos dois partidos, com o PNR/ E a adotar um discurso de maior estigmatização dos outgroups, por oposição à divisão entre o povo e a elite política, propagada pelo CH. Por fim, o PNR/ E assume um estilo de comunicação mais populista do que o CH.
In recent years, the term ‘populism’ has emerged on the political-media agenda in Western democracies. As a political phenomenon, populism has been observed as an opposition between the pure people and the corrupt elite, with the aim of restoring popular sovereignty. Social media presents the main features of the dissemination of the populist political message. In Portugal, the radical right is represented by two political parties: the oldest, the Partido Nacional Renovador/ Ergue-te (PNR/ E) and the most recent, Chega (CH), which obtained the first parliamentary representation of right-wing populism in democracy. In the present dissertation a content analysis was carried out around a sample of videos from the YouTube channels of the respective right-wing populist parties in Portugal in the campaign for the 2019 and 2022 general elections. The existence of differences was shown both in the use of YouTube and in the communication style of the two parties, with the PNR/ E adopting a discourse of greater stigmatization, as opposed to the division between the people and the political elite, propagated by the CH. Finally, the PNR/ E assumes a more populist style than the CH.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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