Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26625| Autoria: | Carvalho, C. |
| Editor: | Antonio Raimundo |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa? |
| Título e volume do livro: | Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos |
| Paginação: | 141 - 165 |
| Referência bibliográfica: | Carvalho, C. (2019). A cooperação Portugal-PALOP no domínio da educação: um instrumento de soft power para a política externa portuguesa?. EM Antonio Raimundo (Eds.). Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos (pp.141-165), CEI-Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/26625 |
| ISBN: | 978-989-781-168-5 |
| Palavras-chave: | Portugal Palop Política externa -- Foreign policy Cooperação bilateral CPLP Educação -- Education |
| Resumo: | Este artigo aborda as políticas de soft power no relacionamento entre Portugal e os PALOP salientando o papel do apoio aos sistemas de ensino e educação. A relação com os PALOP tem sido uma prioridade portuguesa desde as independências. Para a recriação dos laços com estes países africanos a política de cooperação portuguesa foi essencial, tendo desde o início apostado no apoio às áreas sociais. A proximidade com os PALOP foi reforçada pela criação da CPLP. Focando a cooperação bilateral portuguesa e a CPLP, o artigo argumenta que as políticas de soft power foram essenciais para a recriação do relacionamento de Portugal com os PALOP, tendo permitido reforçar a posição do país no palco internacional. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| bookPart_67082.pdf | 716,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












