Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2650
Autoria: Dionísio, Maria Helena de Lemos Ramos
Orientação: Justino, David
Data: 2009
Título próprio: As políticas públicas de educação face ao insucesso escolar: porque a escola não seduz na era do conhecimento?
Referência bibliográfica: DIONÍSIO, Maria Helena de Lemos Ramos - As políticas públicas de educação face ao insucesso escolar: porque a escola não seduz na era do conhecimento? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2650>.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação
Exclusão escolar
Factores individuais
Public policies
Education
Exclusion from school
Individual factors
Resumo: Esta investigação procura ajudar a compreender o crescente divórcio entre jovens e a Escola, inesperado porquanto o acesso ao conhecimento é generalizado e o convívio com o saber e as tecnologias é parte integrante da vida das novas gerações desde idades mais precoces. Com maior número de alunos no sistema, é evidente a incapacidade da Escola se afirmar como escolha atraente e na construção de um projecto de vida para muitos jovens. A questão de partida é esta: Observado1 que os indicadores de desenvolvimento do Sistema Educativo não acompanham os indicadores do nível Socio-económico da população nos últimos 20 anos, qual será a sua relação com os factores individuais, de auto-regulação que levam à exclusão escolar, quer seja por abandono, saída precoce ou insucesso? Procurar saber se e como podem as políticas públicas, enquanto reguladores externos contribuir para melhorar o desempenho escolar e assim aumentar o sucesso escolar? Pretende-se ligar a análise social e económica, frequentemente apontada como responsável pelo abandono da escolarização e as sucessivas medidas legislativas com dados estatísticos e estudos realizados confrontando-os finalmente com casos reais.
This research seeks to find reasons for the growing gap between young and School, unexpected because the access to knowledge is widespread and coexistence with the knowledge and technology is an integral part of life for new generations from earlier ages. The point of departure is this: Observed that the parameters for evaluation of Education do not track the indicators of Socio-economic level of the population in the last 20 years, should it be the cause of individual exclusion from school, whether by abandonment, drop-out or failure? Findout if and how can public policies, as external regulators help to improve the school performance and thereby improve the educational achievement? The aim is to link the social and economic analysis, often singled out as responsible for the abandonment of education and the successive legislative measures with statistics and studies finally confronting them with real cases.
Designação do grau: Mestrado em Administração e Políticas Públicas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final.pdf637,33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.