Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2646
Autoria: Gomes, Elsie Medina
Orientação: Lima, Maria Luísa
Data: 2008
Título próprio: Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
Referência bibliográfica: GOMES, Elsie Medina - Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2646>.
Palavras-chave: Competências sociais
Avaliação das competências sociais
School Social Behavior Rating Scale
Social skills
Social skills’ assessment
Resumo: As competências sociais, no contexto escolar têm sido muito estudadas pela psicologia social, principalmente no que concerne a criação e validação de instrumentos para avaliá-las. Este estudo teve como objectivo validar a versão portuguesa do “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), de forma a testar se é um instrumento eficaz para diferenciar crianças consideradas em risco de crianças que não são consideradas em risco. As hipóteses levantadas sugerem que a versão portuguesa do SSBS-2 seja eficaz para esta diferenciação. O estudo foi feito com uma amostra de 80 alunos divididos em dois grupos (40 considerado em risco, 40 não considerado em risco) entre o 1º e 4º ano de escolaridade, relativamente semelhantes em termos de características sócio-demográficas. À semelhança do que foi feito em estudos anteriores, o grupo em risco foi constituído por crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. Os resultados demonstraram que o grupo considerado em risco possui níveis de competências sociais significativamente mais baixas que o grupo não considerado em risco. Em ambos os grupos as raparigas apresentaram maiores níveis de competências sociais do que os rapazes. Os resultados também demonstraram que através das respostas dos professores, os participantes foram correctamente classificados dentro dos seus respectivos grupos. Os resultados permitiram comprovar as hipóteses levantadas pelo estudo e demonstraram que o SSBS-2 é um instrumento válido para ser usado na população portuguesa.
Social skills have been studied by social psychology in the schools, and some work has been devoted to the creation and validation of instruments to assess it. The purpose of this study is to validate a Portuguese version of the “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), testing its effectiveness to differentiate between at-risk from non-at-risk children. The general hypothesis of the study is that the Portuguese version of SSBS-2 will clearly show the differences between the two groups. In this study, 80 primary school students were evaluated by their teachers. This group included 40 at-risk and 40 non-at-risk children, from grades 1 to 4, with similar social-demographic characteristics. As done in previous studies, the at-risk group corresponded to children who were signaled by the Social Services. The results show that the at-risk group had lower social skills scores than the non-at-risk group. In both groups, girls shows higher social skills scores than the boys. The results also demonstrate that the SSBS-2 scores were very accurate in classifying students into their respective groups. Results confirmed the hypothesis and show that SSBS-2 is a valid instrument to be used in the Portuguese Population.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE MESTRADO FINAL.pdf453,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.