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http://hdl.handle.net/10071/26289
Autoria: | Reyes Pradas, Laura |
Orientação: | Dias, Álvaro |
Data: | 13-Out-2022 |
Título próprio: | Slow food tourism: The mediating role of destination image in tourism motivation, satisfaction and competitiveness |
Referência bibliográfica: | Reyes Pradas, L. (2022). Slow food tourism: The mediating role of destination image in tourism motivation, satisfaction and competitiveness [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26289 |
Palavras-chave: | Slow tourism Food tourism Destination image Motivation Satisfaction Competitividade -- Competitiveness Infrastructure Turismo lento Turismo gastronómico Imagem do destino Motivação Satisfação Infraestrutura |
Resumo: | Slow food tourism has emerged as a recent topic in both the academic and the
practical field. Studies reveal the role of food as a lifestyle market and a medium of cultural
identification. Prior research identifies the involvement at the destination as the main goal of
this new niche of tourism. However, there is limited knowledge of the current status of slow
food tourism in different cities. This study, based on a sample of 206 tourists visiting the city
of Valencia, develops and tests, using structural equation modeling (SEM), a conceptual
model to assess the actual state of the slow food tourism within the city perceived by its
tourists. Results indicate the importance of the destination image in mediating tourists
satisfaction and Valencia!s competitiveness as a tourist destination, by highlighting the role of
tourism motivation, involvement and touristic infrastructure on the tourist satisfaction and the
destination competitiveness, mediated by the destination image that tourists hold in their
minds about the place visited. Moreover, the authors also find contradictions on the variables.
More specifically, study results confirm the negative relationship between tourism
infrastructure, involvement and motivation regarding tourists satisfaction, which contradicts
previous research. Findings of this study enrich existing literature by addressing the slow food
tourism from a quantitative approach and in a new city and explore practical implications to
the tourist entrepreneurs of Valencia, as well as future paths for research. Turismo Slow Food é um tópico que vem surgindo recentemente tanto no âmbito acadêmico quanto no prático. Estudos revelam o papel da comida como um mercado de estilo de vida e um meio de identificação cultural. Pesquisas anteriores identificam o envolvimento com o local de destino como o principal objetivo nesse novo nicho de turismo. No entanto, há conhecimento limitado no status atual do turismo slow food em diferentes cidades. Este estudo, baseado em uma amostra de 206 turistas visitando a cidade de Valência, desenvolve e testa, usando modelagem por equações estruturais, um modelo conceitual para avaliar o atual estado do turismo slow food em cidades de acordo com a percepção de seus turistas. Os resultados indicam a importância da imagem do destino em mediar a satisfação dos turistas e a competitvidade de Valência como um destino turístico, trazendo destaque o papel da motivação do turismo, o envolvimento e a infraestrutura turística na satisfação do turista e na competitividade do destino, mediado pela imagem do destino que os turistas mantém na cabeça sobre o lugar visitado. Além disso, os autores encontram contradições nas variáveis. Mais especificamente, os resultados da pesquisa confirmam a relação negativa entre a infraestrutura turística, envolvimento e motivação levando em consideração a satisfação dos turistas, o que contradiz pesquisas anteriores. As descobertas presentes nessa pesquisa enriquece a literatura existente ao tratar do turismo slow food de uma forma quantitativa em uma nova cidade e explora implicações práticas aos empreendedores do turismo de Valência, além de criar futuros caminhos para pesquisas. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_laura_reyes_pradas.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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