Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26268
Autoria: Hassam, Inaara Salim
Orientação: Duarte, Alzira da Conceição Silva
Data: 4-Out-2022
Título próprio: National reality and future determinants of telemedicine use
Referência bibliográfica: Hassam, I. S. (2022). National reality and future determinants of telemedicine use [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26268
Palavras-chave: Telemedicine
Portugal
Perception
Satisfaction
Telemedicina
Perceção
Satisfação
Resumo: Firstly described in 1970, telemedicine is perceived as a way to receive care of health in distance. The COVID-19 pandemic has created the need for implementation of telemedicine services in order to provide safer healthcare options. Perception and satisfaction with telemedicine are linked factors to the use of these systems and understanding a population’s current perspective of telemedicine can ensure their satisfaction now, and in the future. In our primary study, by investigating current telemedicine implementation in Portugal through informal interviews, results have shown that we currently face many obstacles in education and training of telemedicine, leading to poor use and satisfaction with the systems. Through our second study, we statistically assess possible affecting factors to the relationship between these two variables, such as the quality of the interface and interaction, trust in the system, and self-efficacy in using these technologies. This study has created a basic correlation structure for perception-based factors impacting satisfaction, making it a valuable asset to consider when building or creating tools for ensuring acceptance and future use of this service.
Inicialmente descrita em 1970, a telemedicina é vista como uma forma de receber cuidados de saúde à distância. A pandemia do COVID-19 criou a necessidade de implementação de serviços de telemedicina, a fim de proporcionar opções de cuidados de saúde mais seguras. A perceção e a satisfação com a telemedicina são fatores ligados à utilização destes sistemas, e a compreensão da atual perspetiva sobre a telemedicina por parte da população, pode garantir a sua satisfação agora, e no futuro. Num primeiro estudo, ao investigar a atual implementação da telemedicina em Portugal, através de entrevistas informais, os resultados mostraram que atualmente enfrentamos muitos obstáculos na transmissão de informação e formação da telemedicina, levando a um uso inadequado e baixa satisfação com os sistemas. Através do nosso segundo estudo, avaliamos estatisticamente possíveis fatores que afetem a relação entre estas duas variáveis, tais como a qualidade da interface tecnológica e interação, a confiança no sistema, e a autoeficácia na utilização destas tecnologias. Este estudo criou uma estrutura de correlação básica para fatores baseados na perceção que impactam a satisfação, tornando-o um guia valioso a considerar ao construir ou criar ferramentas para garantir a aceitação e utilização futura deste serviço.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_inaara_salim_hassam.pdf1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.