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http://hdl.handle.net/10071/26189
Autoria: | Martins, M. |
Editor: | Rui A. Alves Isabel Leite |
Data: | 2021 |
Título próprio: | As bases neurobiológicas da leitura |
Título e volume do livro: | Alfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC |
Paginação: | 63 - 86 |
ISBN: | 978-65-87026-86-2 |
Palavras-chave: | Leitura Deficits de leitores Cérebro -- Brain Neuromarcadores Neurobiológico |
Resumo: | Ler é uma das mais notáveis invenções da humanidade e o objetivo principal do ensino básico. Contudo, muitas crianças têm dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura. A aquisição da leitura é um processo moroso e complexo que requer a combinação de diversos mecanismos neurocognitivos e circuitos neuronais e é influenciada por fatores genéticos, neurobiológicos, percetivos/cognitivos e ambientais. A leitura proficiente é suportada essencialmente por regiões temporo-parietais e occipito-temporais do hemisfério cerebral esquerdo. É também nestes circuitos que se localizam as principais alterações associadas aos défices leitores (como é o caso da dislexia) e algumas das mudanças em resposta à intervenção na leitura. As neurociências têm-nos permitido conhecer melhor o cérebro, mas a sua influência direta nas práticas educativas e no minimizar dos défices leitores é ainda diminuta. O seu contributo mais imediato será provavelmente a identificação precoce (mesmo antes da aprendizagem da leitura) de neuromarcadores dos futuros défices leitores, o que permitirá intervir mais cedo sobre esses défices. |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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