Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26189
Autoria: Martins, M.
Editor: Rui A. Alves
Isabel Leite
Data: 2021
Título próprio: As bases neurobiológicas da leitura
Título e volume do livro: Alfabetização baseada na ciência (ABC): manual do curso ABC
Paginação: 63 - 86
ISBN: 978-65-87026-86-2
Palavras-chave: Leitura
Deficits de leitores
Cérebro -- Brain
Neuromarcadores
Neurobiológico
Resumo: Ler é uma das mais notáveis invenções da humanidade e o objetivo principal do ensino básico. Contudo, muitas crianças têm dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura. A aquisição da leitura é um processo moroso e complexo que requer a combinação de diversos mecanismos neurocognitivos e circuitos neuronais e é influenciada por fatores genéticos, neurobiológicos, percetivos/cognitivos e ambientais. A leitura proficiente é suportada essencialmente por regiões temporo-parietais e occipito-temporais do hemisfério cerebral esquerdo. É também nestes circuitos que se localizam as principais alterações associadas aos défices leitores (como é o caso da dislexia) e algumas das mudanças em resposta à intervenção na leitura. As neurociências têm-nos permitido conhecer melhor o cérebro, mas a sua influência direta nas práticas educativas e no minimizar dos défices leitores é ainda diminuta. O seu contributo mais imediato será provavelmente a identificação precoce (mesmo antes da aprendizagem da leitura) de neuromarcadores dos futuros défices leitores, o que permitirá intervir mais cedo sobre esses défices.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-CLI - Capítulos de livros internacionais

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