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http://hdl.handle.net/10071/2612
acessibilidade
Title: Públicos, Informação e Media: A informação via media no olhar de um público qualificado e jovem
Authors: Barreiros, José Jorge
Keywords: cidadania
comunicação
democracia
informação
interesse público
jornalismo
media
públicos
opinião pública
política
regulação
citizenship
communication
democracy
information
public interest
journalism
public opinion
politics
regulation
Issue Date: 11-Apr-2011
Publisher: Fim de Século Edições
Abstract: Informação e comunicação constituem dimensões cruciais de vida pública, recurso de bem-estar pessoal e colectivo e de actuação social esclarecida e responsável. Os sentidos dos seus desempenhos carecem de ponderação pública, adequada à sensibilidade do respectivo papel específico na vida social e política em democracia. A avaliação dos públicos de cidadãos é um dos prismas de análise a que interessa atender e valorizar. Neste texto analisam-se, e discutem-se implicações, dos resultados de uma pesquisa sobre a opinião de um público qualificado, jovem e utilizador da internet face à informação via media, na realidade portuguesa da 1ª década do século XXI. Sobressai o desajustamento entre quem informa e quem pretende informar-se, situando insuficiências e expectativas não correspondidas; a reivindicação de maior consideração dos media pelos seus utilizadores; o apelo à qualificação da oferta informativa, superando o desencontro com um público „exigente‟ insatisfeito com as propostas informativas disponíveis.
Information and communication are crucial dimensions of public life, resources of personal and collective well-being and enlightened and accountable social role play. The meaning of their performance need public scrutiny, adapted to the sensibility of their specific role in social and political life in democracy. The evaluation of the publics of citizens is one of the points of view to be considered and highlighted. This article analyses, and discuss implications, of the results of an investigation about the opinion of an qualified, young and internet user public about the information via media, in the Portuguese reality of the 1st decade of the 21st century. What highlights is a lack of coincidence between who informs and who wants to get information, pointing inefficiency and unfulfilled expectations; the claim for greater consideration of the media by its users; the call for a more qualified informative offer, overcoming the distance with a „rigorous public‟ displeased with the available media information offer.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/2612
ISSN: 1645-5983-17
Appears in Collections:DS-RN - Artigos em revista científica nacional com arbitragem científica

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