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http://hdl.handle.net/10071/2608
Autoria: | Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício |
Orientação: | Capucha, Luís Manuel Antunes |
Data: | 8-Abr-2011 |
Título próprio: | Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação |
Referência bibliográfica: | Álvares, M. E. C. P. (2010). Ser e aprender: A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2608 |
Palavras-chave: | Desigualdade social -- Social inequality Desigualdades face à escola Territorialização das políticas educativas Programa TEIP Social differences regarding school Territorialisation of educational measures Territories of Priority Intervention Programme (TEIP) |
Resumo: | Esta investigação procura discutir a questão das desigualdades sociais e face à escola,
explorando soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É
analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na
territorialização, tendo por base a experiência do 2º Programa dos Territórios Educativos de
Intervenção Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta
iniciativa.
Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do
Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram
projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1ª fase), sendo apresentados e examinados os principais
resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo.
A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos
de escola e escolas não agrupadas da 1º fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do
abandono escolar e das taxas de retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da
avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas
pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas. This research aims to discuss the issue of social inequality and social differences regarding school and solutions to develop a school system that is fair and aims for excellence. It explores the relevancy and pertinence of a specific form of political response, established through territorialisation. It is based on the experience of the 2nd Educational Territories of Priority Intervention Programme (Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária- TEIP2) of the Ministry of Education and it endeavours to analyse the effectiveness of this initiative. Aiming so, it was considered a questionnaire answered by 35 second generation schools of the TEIP2 programme developed from 2006 to 2009 (TEIP2 1st phase). It presents and examines the main results regarding a set of strategic dimensions of school and educational success. Data analysis allowed the recognition of the success of TEIP programme on 1st phase schools. Generally, it was verified a reduction on school drop-out and retention rates, the improvement of school environment and of the results of external learning assessment. It is also clear the effects regarding diversification of pedagogical and social responses and of the formative and educative offers. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Sociologia e Planeamento |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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