Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, José Soares da Silva-
dc.contributor.advisorDubini, Paola-
dc.contributor.authorFoà, Caterina-
dc.date.accessioned2022-07-18T10:11:41Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.citationFoà, C. (2021). Crowdfunding cultural: agentes e práticas de colaboração e intermediação online em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25870por
dc.identifier.isbn978-989-781-700-7por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25870-
dc.description.abstractO caso de estudo carateriza o ecossistema de crowdfunding cultural português, coordenado pela plataforma generalista líder nacional. Os três níveis do modelo analítico quali-quantitativo visam ilustrar a variedade de agentes e práticas de colaboração e intermediação, acompanhando o inteiro o processo de campanha. No ciclo de intermediação a plataforma desempenha uma inédita multiplicidade de papeis, influenciando diretamente lançamento e financiamento de campanhas, as dinâmicas de criação de valor e a composição do ecossistema. A análise das campanhas permite a comparação internacional e aprofundar as variáveis de desempenho, assinalando a correlação entre o sucesso, montante objetivo e social media engagement, a composição do capital social e a taxa de conversão de visualizações em apoios. Da análise de conteúdo emergem 7 temas estruturais e 12 clusters de planos de divulgação, reflexos de diferentes orientações estratégicas dos criadores e respostas à governança da plataforma. Os criadores são principal motor da criação de valor e parceiros da plataforma, têm diferentes graus de independência organizacional e tipos de comportamentos colaborativos de apoio e criação. A assiduidade nas formas de uso revela melhor desempenho das campanhas e os 16 entrevistados ilustram o processo de efetivação das estratégias e das dinâmicas de criação de valor. A triangulação dos resultados suporta o enquadramento de cinco dinâmicas de cocriação de valor assentes na comunicação, que abrangem a agregação de capital económico, a dinamização da comunidade interna e dos mecanismos de reciprocidade, a dinamização de interação e disseminação online a reformulação do significado do produto cultural.por
dc.description.abstractThe case study characterizes the Portuguese cultural crowdfunding ecosystem, coordinated by the leading national generalist platform. The three levels of the qualitative-quantitative analytical model aim to illustrate the variety of agents and practices of collaboration and intermediation, accompanying the entire process of campaigning. The platform plays an unprecedented multiplicity of roles along the intermediation cycle, directly influencing the campaigns’ launches and funding, the dynamics of value creation and the composition of the ecosystem. The analysis of campaigns allows international comparison and delves into performance variables, pointing out the correlation between success, target amount and social media engagement, the composition of social capital and the conversion rate of pages’ views into donation. From the content analysis, 7 structural themes and 12 clusters of dissemination’ plans emerge, reflecting different strategic orientations of creators and their responses to platform governance. Creators are primary drivers of value creation and partners of the platform, have different degrees of organizational independence and types of collaborative support and creation behaviors. Assiduity in usage forms reveals improved campaign performance and the 16 respondents illustrate the process of effecting strategies and value creation dynamics. The triangulation of the results supports the framework of five dynamics of co-creation of value based on communication, which cover the aggregation of economic capital, the dynamization of the internal community and the mechanisms of reciprocity, the dynamization of interaction and dissemination online and the reformulation of the meaning of the cultural product.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F132082%2F2017/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCrowdfunding culturalpor
dc.subjectEcossistema -- Ecosystempor
dc.subjectCriação de valor -- Value creationpor
dc.subjectComunicação -- Communicationpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectCultural crowdfundingpor
dc.subjectEcosystempor
dc.subjectValue creationpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleCrowdfunding cultural: agentes e práticas de colaboração e intermediação online em Portugalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101571780por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopor
dc.date.embargo2025-06-29-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_caterina_foa.pdf
  Until 2025-06-29
37,96 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons