Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2575
Autoria: Figueiredo, João Tiago Fernandes de Pais
Orientação: Duarte, Henrique
Data: 4-Abr-2011
Título próprio: Sistematização de um modelo de desenvolvimento profissional para uma empresa da área dos sistemas de informação
Referência bibliográfica: FIGUEIREDO, João Tiago Fernandes de Pais - Sistematização de um modelo de desenvolvimento profissional para uma empresa da área dos sistemas de informação [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2575>.
Palavras-chave: competências
desenvolvimento profissional
gestão de carreiras
planeamento de formação
competencies
professional development
career management
training planning
Resumo: O presente projecto incide sobre a sistematização de um Modelo de Desenvolvimento Profissional para uma empresa do sector dos sistemas de informação. Essa sistematização pode ser descrita como a estruturação de percursos formativos por Área Operacional e nível de categoria dos colaboradores, tendo origem na necessidade de: identificação de competências chave indispensáveis à progressão profissional dos colaboradores na Empresa; aferição do nível de desenvolvimento de competências adquirido com base na frequência e aproveitamento de acções de formação; e harmonização do Modelo de Desenvolvimento Profissional da PTSI com o Modelo de Evolução Profissional da PTP (estruturado numa lógica de identificação de competências). São evidenciadas duas conclusões principais. A primeira diz respeito à observação de um conjunto de características associadas ao desenvolvimento de competências e transversais às diversas Áreas Operacionais da Empresa (predominância de dois tipos de competências, técnicas e comportamentais; necessidades de formação em competências comportamentais transversais às Áreas Operacionais; necessidades de adaptação/renovação de competências técnicas; e a associação da necessidade de desenvolvimento de competências transversais a níveis de categoria específicos). A segunda conclusão surge associada à necessidade de desenvolvimento de uma proposta de Soft Skills, também ela transversal ao conjunto das Áreas Operacionais da PTSI, por referência a funções inerentes aos respectivos níveis de categoria dos trabalhadores. No entanto, essas conclusões encontram-se limitadas por três factores: as questões orçamentais e a disponibilidade dos colaboradores para a frequência de acções de formação; o enfoque da análise em três Áreas Operacionais específicas; e a necessidade de operacionalização da proposta de Soft Skills.
This project focuses on the systematization of a Professional Development Model for an information systems firm. Such a systematization can be described as the structuring of training paths, according to the workers Operational Areas and category levels, with the following associated causes: the identification of key competences essential to career development opportunities within the firm; the measurement of the competency development level acquired during the frequency of training courses; and the structuring of the PTSI Professional Development Model according to the PTP Professional Evolution Model (structured by a competency identification logic). Two main conclusions are evidenced. The first one is related with the observation of a group of factors associated with competencies development, comprehensive to all the Areas of the firm (the predominance of two distinct types of competencies, technical and behavioral; behavioral competencies training needs comprehensive to all the Operational Areas; updating needs of technical competencies; the relation between behavioral competencies development and specific category levels). The second conclusion is associated with the development need of a Soft Skills proposal, also comprehensive to the set of the Operational Areas, according to specific functions associated with the workers levels of category. However, these conclusions are limited by three main factors: budget issues and the workers availability for the frequency of training courses; the emphasis of this project on three specific Operational Areas; and the operationalization need of the Soft Skills proposal.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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