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http://hdl.handle.net/10071/2545
Author(s): | Assi, Juliana Paese |
Advisor: | Duarte, Henrique |
Date: | 2009 |
Title: | Gestão de pessoas por competências na Yamaha |
Reference: | ASSI, Juliana Paese - Gestão de pessoas por competências na Yamaha [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2545>. |
Keywords: | Competência Modelo de competências Gestão de recursos humanos Conhecimento Competency Competency model Human resource management Knowledge |
Abstract: | Este estudo tem o propósito de identificar quais as percepções dos colaboradores sobre
o modelo de competências da Yamaha e quais os efeitos nas atitudes e comportamentos dos
colaboradores. Especificamente, pretende analisar a relação entre a percepção geral dos
colaboradores sobre o modelo, a percepção de apoio para o modelo e suas relações com as
chefias para explicar seus comportamentos no trabalho, seu envolvimento com a empresa e seu
sentimento de adequação. A amostra é composta por 100 colaboradores da Yamaha de
diferentes trabalhos, idades e qualificações. A coleta de dados foi efetuada através da aplicação
de um questionário e foram utilizadas análises de correlações e regressões para testar as
hipóteses principais. Baseado nos resultados da pesquisa, concluímos que a maioria dos
colaboradores apresentou uma atitude positiva sobre modelo de competências e que o aumento
das atitudes positivas irão determinar um grande envolvimento e menos comportamentos de
negligência. No final, foi discutido até que ponto a pesquisa contribuiu para um melhor
entendimento da gestão de recursos humanos. This study aims to identify what are the perceptions of employees toward the competency model of Yamaha and in what extent they affect employees’ attitudes and behaviors. Specifically it pretends to analyze the relationship between the general perception of employees toward the model, the perceptions of support to the model and their relationships with supervisors in order to explain their behaviors at work, their commitment toward the company and their feeling of adequacy. The sample is composed by 100 employees at Yamaha of different jobs, ages and qualifications. It was applied a survey and used made correlation and regressive analyses to test our main hypothesis. Based on the results of this research, it was concluded that most of employees show a positive attitude about the competency model, and that the increasing of positive attitudes will determine a greater involvement and less neglect behaviors. At the end it is discussed in what extent the research contributes to a better understanding of Human Resource Management. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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