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http://hdl.handle.net/10071/2544
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Title: Desempenho escolar, desigualdades sociais e etnicidade: os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal
Other Titles: School performance, social inequalities and ethnicity: The children of Cape Verdean and Indian immigrants in basic schooling in Portugal
Authors: Seabra, Teresa
Orientador: Machado, Fernando Luís
Keywords: Sucesso escolar
Desigualdades sociais
Imigrantes
Educação
Escola
School performance
Social inequalities
Immigrants
Education
School
Issue Date: 2008
Citation: SEABRA, Teresa - Desempenho escolar, desigualdades sociais e etnicidade: os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2544>. ISBN 978-989-732-015-6.
Abstract: Considerando a expansão da dinâmica imigratória presente no nosso país e a decorrente fixação progressiva de um contingente assinalável de população escolar com diferentes origens nacionais, a presente investigação visa, por um lado, conhecer o desempenho escolar destas crianças e jovens, considerando um leque diversificado de variáveis de ordem estrutural e processual, e, por outro, compreender o modo como os contextos familiares e escolares se constituem enquanto elementos potenciadores ou redutores das possibilidades de materialização do ideário da igualdade de oportunidades propiciada pela instituição escolar nas sociedades modernas. Para o efeito, comparam-se os resultados escolares de alunos com diferentes origens nacionais – Portugal, Cabo Verde e Índia – e diferentes condições socioculturais, presentes em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa e explora-se em que medida as dinâmicas familiares e os processos escolares se relacionam com a desigualdade de desempenho. Recorreu-se à aplicação de inquéritos por questionário a 837 alunos distribuídos por oito escolas, à recolha de informação estatística em cada uma das escolas e realizaram-se entrevistas a progenitores de crianças com origem cabo-verdiana e indiana. A análise do conjunto da informação recolhida permitiu identificar a supremacia do desempenho escolar dos alunos com ascendência indiana tanto em relação aos alunos autóctones como aos de origem cabo-verdiana, mesmo controlando o efeito de outras variáveis estruturais. Foi, ainda, possível detectar diferenças entre os grupos de alunos quanto à sua vivência familiar (modos de relação com o país de origem e com a escolaridade) e à sua experiência escolar (comportamento, relação com as pessoas e com as aprendizagens).
Considering the expansion of immigration in our country and the resulting progressive introduction of a considerable contingent of the school population of different national origin, the aim of this research is, on one hand, to ascertain the school performance of these children and young people by considering a diverse range of structural and procedural variables and, on the other hand, to understand how social contexts (family and school) increase or reduce the possibilities of achieving the ideal of equal opportunities propitiated by school in modern societies. We compare the school results of pupils of different national origins – Portugal, Cape Verde and India, and different socio-cultural circumstances in basic education in the Lisbon Metropolitan Area and look into how far family dynamics and school processes are related to unequal performance. We distributed a questionnaire to 837 pupils at eight different schools, collected statistics at each school and interviewed the parents of children of Cape Verdean and Indian origin. Our analysis of the information gathered showed a superior school performance from the pupils of Indian origin both in relation to Portuguese pupils and those of Cape Verdean origin, even when allowing for the effect of other structural variables. We also detected differences between groups of pupils with regard to their family lives (relationship with country of origin and schooling) and their school experience (behaviour and relationship with people and learning).
URI: http://hdl.handle.net/10071/2544
Thesis identifier: 101181221
ISBN: 978-989-732-015-6
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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