Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Integrated Search
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/25366
acessibilidade
Title: Tacteando o indizível
Authors: Noronha, Isabel Helena Vieira Cordato de
Orientador: Thomaz, Omar Ribeiro
Keywords: Identidade social
Memória
Movimentos de libertação nacional
Antropologia
Moçambique-História
Psicanálise
Camilo, Sousa, 1953-
Issue Date: 22-Feb-2019
Citation: Noronha, I. H. V. C. de (2019). Tacteando o indizível [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25366
Abstract: Como te construíste a ti mesmo, à medida que construías o teu país? foi a grande questão que serviu como ponto de partida para este trabalho sobre a trajectória de Camilo de Sousa, intelectual, combatente pela Independência de Moçambique e cineasta moçambicano. Uma trajectória que, apesar de condensar experiências colectivas moçambicanas e revelar processos históricos e sociais mais amplos, é aqui tomada numa perspectiva singular, através do uso de uma metodologia experimental que procura trazer o testemunho oral, evitando ao máximo subsumir o ponto de vista do sujeito à perspectiva da pesquisadora. Tal metodologia dialógica, que usa as ferramentas da Antropologia, da psicanálisee da construção fílmica, para abrir algum caminho que permita trazer essa narrativa da esfera privada para a pública, busca penetrar por camadas, num movimento de constante aprofundamento, escrita, edição, reescrita, reedição, a complexa teia de preocupações sociais, culturais, ideológicas, éticas e emocionais, de que é feito o percurso de vida deste personagem, desde os últimos anos do colonialismo até ao final da Luta Armada de Libertação, que culminaria com a Independência de Moçambique. O resultado final é uma auto-etnografia que, Tacteando a quatro mãos o Indizível, revela uma história de vida singular, bem como uma experiência sui-generis produzida na interacção e na relação intersubjectiva de dois cineasta que, para reconstruir discursiva e imagéticamente a história de vida de um deles, precisam de desconstruir subjectivamente os mecanismos do silenciamento político, da marginalização social e do apagamento cultural a que foram sujeitos.
Access type: openAccess
Description: Tese com Reconhecimento de Grau e Diploma. Link para acesso ao texto integral no Repositório de origem não encontrado.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/25366
Thesis identifier: 101608900
Designation: Doutoramento em Antropologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.