Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/2510
acessibilidade
Title: A energia solar como uma vantagem competitiva em empresas industriais da Amazónia: ganhos de eficiência da empresa e preferências do consumidor
Authors: Neto, José Chavaglia
Orientador: Filipe, José António
Keywords: Concorrência
Competitividade
Energia
Inovação
Energia Fotovoltaica
Recursos Comuns
Sustentabilidade
Vantagem Competitiva
Competition
Innovation
Photovoltaic’s Energy
Common Resources
Competitive Advantage
Issue Date: 21-Mar-2011
Citation: NETO, José Chavaglia - A energia solar como uma vantagem competitiva em empresas industriais da Amazónia: ganhos de eficiência da empresa e preferências do consumidor [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2510>.
Abstract: Com a ampliação da capacidade produtiva das organizações criou-se uma relação antagônica entre a utilização e a escassez dos fatores produtivos. Este dilema indica que nas empresas chegou a hora de quebrar o paradigma existente, buscando a associação da produção com a conservação dos recursos comuns, otimizando a produção de maneira que esta seja sustentável. Sendo a criação de energia um ponto importante na produção de bens e serviços, logicamente esta deve ganhar uma atenção especial, principalmente na área da energia fotovoltaica. Esta energia caracteriza-se pela captação de radiação solar por painéis fotovoltaicos, correspondendo a uma das formas de geração de energia eficiente e sustentável. Este trabalho tem como objetivo conhecer os efeitos na empresa, resultantes de estratégias de inovação com a utilização da energia fotovoltaica em sua produção de bens e serviços. Para esse estudo, utilizar-se-á como arcabouço teórico as ideias de Schumpeter acerca do desenvolvimento econômico e sobre a concorrência, a teoria referente ao gosto do consumidor e a eficiência produtiva na firma e também as ideias de Filipe referentes à utilização dos Recursos Comuns, que tanto têm sido debatidos nas últimas décadas. O estudo exigiu uma abordagem explicativa no que diz respeito aos fins. Quanto aos meios a pesquisa foi de campo, documental, estudo de caso e bibliográfica. As reflexões acerca da inovação como estratégia de empresas por meio da utilização de energia solar fotovoltaica levaram a conclusão de que em um primeiro momento a utilização desta pode causar certa renitência nos empresários por conta dos elevados custos, mas que, a médio e longo prazo esta poderá gerar lucros interessantes para estas empresas por conta da ampla aceitação tanto do lado dos colaboradores destas empresas quanto pela parte dos clientes.
With the enlargement of the production organizations’ capacity, an antagonism was created in the relationship between the use and the scarcity of resources. This controversy shows to companies that the precise moment has arrived to break the present paradigm. An involvement between production and conservation of the common resources is needed. Therefore it is fundamental to improve the production and to become sustainable, particularly with the contribution of energy production: the energy, mainly photovoltaic energy, is vital and needs special attention. The use of sun radiator through photovoltaic panels may be a way of producing energy in an efficient, sustainable and clean way. This research aims to know about its effects in the enterprises and to study technological innovations using photovoltaic energy in the production of services and goods. The framework of analysis uses Schumpeter’s theory about economic development; the theory that is related to consumer tastes and production efficiency in the firm; and Filipe's ideas about competition using common resources, based on the Commons theories. The research requires some explanations and a case study. Reflections on innovation as a strategy of enterprises through the use of photovoltaic solar energy led to the conclusion that at first its use can lead to some reluctance on the business due to high costs, but that in the medium and long term it can generate important profits for these companies because of the wide acceptance both from the employees of these companies and from the part of clients.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2510
Designation: Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE_JOSÉ_CHAVAGLIA_NETO_GE_BELÉM.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.