Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2502
Autoria: Morais, Inês Isabel
Orientação: Neves, José Soares
Data: 17-Mar-2011
Título próprio: Captação de públicos por grupos culturais: o caso da Companhia Teatral do Chiado
Referência bibliográfica: MORAIS, Inês Isabel - Captação de públicos por grupos culturais: o caso da Companhia Teatral do Chiado [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2502>
Palavras-chave: Públicos
Grupo Cultural
Companhia de Teatro
Marketing
Publics
Cultural Group
Theater Company
Marketing
Resumo: O trabalho apresentado aborda o sector cultural e artístico em Lisboa e a captação de públicos por grupos culturais. A Companhia Teatral do Chiado, grupo residente do Teatro Mário Viegas, surge, como objecto de estudo, essencialmente pelas características inerentes, como uma estratégia de marketing com importância relevante e que integra uma vasta rede de agentes. Além disso, de realçar o facto de ter no seu repertório peças em cena por largos períodos de tempo, nomeadamente as “Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos”, mais de 12 anos em exibição. Desta forma, é colocada em prática uma investigação apoiada numa metodologia concreta e objectivos específicos: descrição do posicionamento e respectiva estratégia de marketing do grupo cultural em causa; caracterização dos públicos; e perceber, por fim, se esse mesmo comportamento dos espectadores corresponde à estratégia de marketing inicialmente proposta pela Companhia. Para isso, é utilizado o inquérito por questionário, analisado com recurso ao programa estatístico SPSS e a entrevista semi-directiva enquanto técnicas de colecta de dados, de modo a atingir a informação necessária para explicar o fenómeno em causa. Pretende-se, portanto, enquadrar a captação de públicos da esfera cultural, na realidade do século XXI e sob as exigências de um mercado cada vez mais competitivo, em que o marketing adquire gradualmente um lugar de destaque.
This research reflects about the cultural & artistic environment in Lisbon and the strategy followed by cultural agents to attract audiences. “Companhia Teatral do Chiado”, a group based in the “Mário Viegas” theatre, appears in the core of the research, essentially due its very own characteristics, namely an increasingly impactful Marketing strategy and the fact of having had several plays for long periods of time, as “Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos” on stage for 12 years. It was developed a research based on a methodology followed to collect specific data about the subject exposed above. On a first stage, it’s presented a detailed description about the group, and its marketing strategy; characteristics of the audience; and to realize, finally, if the same audience’s behavior corresponds to the marketing strategy initially proposed by the Companhia Teatral do Chiado. After that, and aiming to analyze the characteristics of the audience are analyzed the results of semi-directs questionnaires through the statistical program SPSS and interviews done to regular attendees of the plays, to reach the necessary information to explain the phenomenon in question. This research intends to understand the attraction of publica to cultural events in a 21th century scenario and under the demands of a growing competitive market, in which the marketing techniques gradually acquire critical relevance.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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