Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24953
Autoria: Birschel, Giesela Viktoria
Orientação: Ferreira, Pedro António de Sousa
Data: 28-Jan-2022
Título próprio: Corporate cultural responsibility, apreciação de sucesso e benefícios, na interseção da empresa e da cultura
Referência bibliográfica: Birschel, G. V. (2021). Corporate cultural responsibility, apreciação de sucesso e benefícios, na interseção da empresa e da cultura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24953
Palavras-chave: CCR
Cultura -- Culture
Mecenato
Sponsoring
Estratégias
Visão empresarial
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Patronage
Strategy
Corporate vision
Resumo: Propósito: Desenhar e propor um instrumento de avaliação especificamente destinado aos projetos intersectoriais com a Cultura, utilizando os componentes do conceito Corporate Cultural Responsibility (CCR). Desenho/ Metodologia: O presente trabalho é um estudo conceitual das expressões da CCR. Para realizá-lo foi concebido um quadro híbrido cuja estrutura foi desenhada tendo como base a documentação relativa à CCR e a instrumentos de avaliação. O quadro resultante chamado “Comunicar com Cultura” permite apreciar os benefícios comunicacionais e sociais que cada projeto aporta, tanto à empresa que o financia, quer ao seu entorno socioeconómico, isto num plano qualitativo. Para a sua implementação e verificação, foram selecionadas três empresas ativas no sector da construção que recorrem a projetos culturais para comunicar e interagir com os seus stakeholders. As fontes de informação são os dados indiretos públicos e a técnica aplicada é a de análise de conteúdo. Conclusões: O presente trabalho permitiu destacar com ajuda de exemplos concretos, como se realizam na prática as interações entre o sector cultural e o sector empresarial, ilustrando que não há uma única forma de fazer. A pesquisa permitiu pronunciar sobre a adequação existente entre cada empresa estudada e as iniciativas de CCR levadas a cabo. Permitiu concluir, nomeadamente, que as condições principais para o sucesso são o compromisso e a necessidade de adequar as iniciativas culturais com a visão da empresa. O compromisso confere estabilidade e credibilidade a todos os intervenientes, participando assim à consolidação do dinamismo procurado. A adequação com a visão da empresa, apresenta uma comunicação coerente que traz resultados conclusivos. Originalidade: Este estudo apresenta uma gama de insights e opções disponíveis para empresas que desejam cooperar com o setor da cultura de forma duradoura e sustentável. Um texto igualmente de interesse para os responsáveis de projetos culturais na procura de argumentos concretos no contexto da captação de recursos. O conteúdo deve ajudar na construção de um discurso que salienta os benefícios que comunicar com cultura traz.
Purpose: Design and propose an evaluation tool specifically aimed to analyse intersectoral projects with Culture, using the components of the Corporate Cultural Responsibility (CCR) concept. Design/ methodology: The following text is a conceptual study of CCR activities. A hybrid framework has been designed for this purpose, based on documentation relating to CCR and assessment tools. The resulting chart called "communicating with culture" allows the reader to appreciate the communicational and social benefits that each project brings, both, to the company that finances it and to its socio-economic environment, this on a qualitative level. For its implementation and verification, three companies which use cultural projects to communicate and interact with their stakeholders were selected. All of them are active in the urbanism and real estate sector. The sources of information are the public indirect data, and the applied technique is the content analysis. Conclusions: The present work highlights with the help of concrete examples, how the interactions between the Cultural sector and the Business sector are carried out in practice, illustrating that there is not only one way to do. The research made it possible to comment on the adequacy existing between each company studied and the CCR initiatives carried out. It led to the conclusion that the main conditions for success are commitment and the need to adapt cultural initiatives to the vision of the company. The compromise gives stability and credibility to all participants, thus contributing to the consolidation of the desired dynamics. The adequacy with the company’s vision, presents a coherent communication that brings concluding results. Originality: This study presents a range of insights and options available to companies wishing to cooperate with the culture sector in a sustainable way. A text that may also interest the bearers of cultural projects looking for concrete arguments in the context of fundraising. The content should help in building a discourse that highlights the benefits that communicating with culture brings with it.
Designação do grau: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_giesela_viktoria_birschel.pdf3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.