Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24950
Autoria: Huang Yijing
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
He Zheng,
Data: 3-Dez-2021
Título próprio: The impact of workspace environment on creativity and innovation: empirical evidence from makerspaces in China
Referência bibliográfica: Huang Yijing (2020). The impact of workspace environment on creativity and innovation: empirical evidence from makerspaces in China [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24950
ISBN: 978-989-781-667-3
Palavras-chave: Workspace environment
Creativity
Innovation
Makerspace
Ambiente de trabalho
Criatividade -- Creativity
Inovação
Espaço de produção
Resumo: Numerous studies have identified the critical role of creativity and innovation on the sustainable development of an enterprise especially facing with uncertain and complex external environment. Among the various aspects affecting the creativity and innovation, workspace environment is a factor that has not been fully considered for most of organizations. Compared to the existing literature on innovation, few empirical studies have investigated the influence of workspace environment on creativity and innovation. Based on the previous literature, this thesis first develops a theoretical framework, i.e., workspace environment-employee’s conduct- innovation performance paradigm to reveal the mechanism. We differentiate between the physical and non-physical environments to examine their roles on creativity and innovation performance, respectively. Then taking Ucommune as example (i.e., one of the largest makerspaces in China), this study empirically explores to what extent workspace environment affects the individual and team creativity and innovation in an organization. The main results include: (1) physical and non-physical workspace environments positively contribute to employees’ individual and team behaviors; (2) individual behavior can help to improve employee creativity and enhance team behavior, but its direct impact on innovation is not significant; (3) team behaviors can improve organizational innovation performance. Our findings empirical support the increasing importance of workspace environment - particularly the physical one - on creativity and innovation, providing both theoretical and practical implications. In particular, the main theoretical contribution is to enrich both the environmental psychological theory and innovation theory by providing a mechanism on how workspace environment influence creativity and innovation within an enterprise.
São vários os estudos que identificam o papel crítico da criatividade e da inovação no desenvolvimento sustentável de uma empresa, especialmente em ambientes externos incertos e complexos. Entre os vários fatores que afetam a criatividade e a inovação, o ambiente do espaço de trabalho é algo que não é tido em consideração pela maioria das organizações. Nesse sentido, a presente tese apresenta, em primeiro lugar, um enquadramento teórico que projeta o paradigma do desempenho individual e organizacional face ao ambiente de trabalho, tendo em conta a conduta do empregado e os determinantes de inovação. De seguida, procede-se à distinção entre ambiente físico e não-físico para examinar as suas influências na criatividade e na inovação. Por fim, tendo o "Ucommune" como exemplo (i.e., um dos maiores espaços partilhados de fabricantes da China), este estudo explora empiricamente até que ponto o ambiente de trabalho afeta o indivíduo e a criatividade e a inovação da equipe nas organizações. Os principais resultados alcançados sustentam que: (1) ambientes de trabalho físico e não-físico estão positivamente relacionados com os comportamentos individuais e de equipe dos colaboradores; (2) o comportamento individual pode ajudar a melhorar a criatividade dos colaboradores e da equipe, mas o seu impacto direto na inovação não é significativo; e (3) o comportamento da equipe pode melhorar o desempenho da inovação organizacional. Estes resultados suportam ainda a crescente importância do ambiente do espaço de trabalho - particularmente o espaço físico - na criatividade e na inovação, trazendo implicações teóricas e práticas para a gestão empresarial.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_huang_yijing.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.