Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24811
Autoria: Silva, Adriana Reis
Orientação: Cantante, Frederico Manuel Pincho
Data: 28-Dez-2021
Título próprio: O impacto das qualificações escolares de nível superior no prémio salarial dos jovens e a mediação da atividade económica
Referência bibliográfica: Silva, A. R. (2021). O impacto das qualificações escolares de nível superior no prémio salarial dos jovens e a mediação da atividade económica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24811
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Jovem
Prémio salarial das qualificações de nível superior
Atividade económica -- Economic activity
Desigualdades
Labour market
Youth
Wage premium for higher education qualifications
Inequalities
Resumo: Nas últimas décadas, assistiu-se à alteração do perfil escolar da população, com um aumento significativo das taxas de participação no ensino superior e da proporção de ativos com qualificações escolares de nível superior. A população em geral, e especialmente a faixa etária mais jovem, vê na aquisição deste nível de ensino um passaporte para uma mobilidade social ascendente. O presente estudo tem como objetivo perceber o impacto dos recursos escolares na definição do nível remuneratório dos trabalhadores, particularmente entre a população mais jovem, analisar a variação desse impacto ao longo dos anos e apurar quais as variáveis que têm um papel estruturante na definição do impacto das qualificações escolares na remuneração. Este estudo assenta numa metodologia extensiva-quantitativa, nomeadamente na análise estatística de microdados de fontes oficiais, numa perspetiva diacrónica, ou seja, foi analisada a evolução ao longo de um determinado período de tempo. Esta investigação foi realizada através do tratamento dos dados disponíveis na base de dados dos Quadros de Pessoal, sendo posteriormente tratados e analisados no software IBM SPSS Statistics 28. Os resultados empíricos permitem perceber que, apesar do prémio das qualificações escolares de nível superior ter vindo a estagnar nos últimos vinte anos, é clara a força estruturante das mesmas na determinação do ganho dos indivíduos. O prémio salarial dessas qualificações é bastante menor quando se comparam os ganhos dos trabalhadores mais jovens face ao dos mais velhos. No entanto, o prémio salarial das qualificações escolares entre a população mais jovem varia bastante consoante o setor de atividades económica em questão, mas também tendo em consideração o género dos trabalhadores.
In the last decades, there has been a change in the population’s school profile, with a significant increase in participation rates in higher education and in the proportion of working people with higher education qualifications. Population in general, and especially the young, see the acquisition of this level of education as a passport to upward social mobility. This study aims to understand the impact of school resources in defining the salary level of workers, particularly among the younger population, to analyze the variation of this impact over the years, and to determine which variables have a structuring role in defining the impact of school qualifications on salaries. My study was based on extensive-quantitative methodology, namely on the statistical analysis of microdata from oficial sources, in a diachronic perspective, that is, the evolution over a certain period of time was analyzed. This investigation was carried out by processing the data available in the “Quadros de Pessoal” database, which was later processed and analyzed using the IBM SPSS STatistics 28 software. The empirical results allow us to understand that, despite the premium for higher education qualifications having been stagnant in the last twenty years, the structuring force of these qualifications in determining the earnings of individuals is clear. The wage premium for these qualifications is much smaller when comparing the earnings of younger workers with those of older workers. However, the wage premium for educational qualifications among the younger population varies greatly depending on the sector of economic activity in question, but also taking into account the gender of workers.
Designação do grau: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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