Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24805
Autoria: Oliveira, Guilherme Carreira Corrêa de
Orientação: Pereira, Renato
Data: 4-Jan-2022
Título próprio: Business plan: Cunnict
Referência bibliográfica: Oliveira, G. C. C. de. (2021). Business plan: Cunnict [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24805
Palavras-chave: Multi-sided platform
Teoria com base nos recursos
Peer learning
Blue ocean strategy
Resource Based View (RBV)
Resumo: O objetivo da presente tese é a conceptualização de uma rede social, que se pretende inovadora no mercado português, denominada “Cunnict”, incluindo a elaboração de um plano de negócio financeiramente viável construído com base na análise empírica das necessidades dos estudantes. A Cunnict pretende utilizar sinergias entre estudantes do ensino superior para satisfazer várias necessidades dos mesmos como troca de apontamentos, chats entre colegas, planeamento de atividades, contratar serviços de apoio ao estudo e ainda consultar ofertas do mercado de trabalho na área. De acordo com o estudo realizado na presente tese, apenas 3,3% dos inquiridos nunca recorreu a apontamentos de outros estudantes para estudar, enquanto mais de 46,7% afirma que recorre frequentemente ou sempre que têm de estudar. Ao consultar o estado da arte atual sobre o tema, conclui-se que os alunos tendem a recorrer mais uns aos outros para auxiliar o seu estudo do que recorrem aos professores ou às universidades; as redes sociais vieram ainda mais criar uma proximidade entre os alunos, chegando alguns autores a defender que a utilização das mesmas com o propósito de conectar as pessoas e de trocar informação, aumenta o sentimento de integração o que traz benefícios psicológicos e a nível de performance académica. A plataforma online projetada é de carácter multi-sided, o que lhe permite auferir de diversas fontes de rendimento, nomeadamente de anúncios provenientes do Google ads diretamente no website, anúncios de empresas nos apontamentos dos estudantes, subscrição de entidades para anunciar atividades, oportunidades de emprego e serviços de apoio académico e o pagamento de serviços premium por parte dos estudantes. Da perspetiva do negócio este projeto é extremamente inovador no mercado português, porque explora a oportunidade dos alunos comunicarem constantemente para trocarem informações de âmbito académico e acessarem facilmente informação útil proveniente de empresas e prestadores de serviços. No final do projeto atesta-se a sua viabilidade, exibindo bons indicadores financeiros e alcançando o payback financeiro ao fim de 3 anos, 0 meses e 3 dias.
The objective of this thesis is the conceptualization of a social network that intends to be innovative in the Portuguese market, called "Cunnict", including the elaboration of a financially viable business plan based on an empirical analysis of the students' needs. Cunnict intends to use synergies between higher education students to satisfy their various needs, such as exchanging notes, chats between colleagues, planning activities, hiring study support services, and consulting the job market's offers in the area. According to the study carried out in this thesis, only 3.3% of respondents never used notes from other students to study, while more than 46.7% said they used it frequently or whenever they had to study. When consulting the current state of the art on the subject, it is concluded that students tend to use each other more to help their study than they do to professors or universities; social networks have created even more proximity between students, some authors even claiming that their use for the purpose of connecting people and exchanging information increases the feeling of integration, which brings psychological benefits and leads to better academic performance. The projected online platform is multi-sided, which allows different sources of income, including ads from Google ads directly on the website, private company ads in students' notes, subscription to entities to advertise activities, opportunities for employment and academic support services and the payment of premium services by students. From a business perspective, this project is extremely innovative in the Portuguese market, as it explores the opportunity for students to communicate constantly to exchange academic information and easily access useful information from companies and service providers. At the end of the project, its viability is attested, showing good financial indicators and reaching the financial payback after 3 years and 0 months and 3 days.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_guilherme_correa_oliveira.pdf
  Restricted Access
3,93 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.