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http://hdl.handle.net/10071/2477
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Title: Modelação do processo de decisão de compra de bens alimentares
Authors: Matos, Paula Carvalho
Orientador: Proença, Reinaldo
Salgueiro, Maria de Fátima
Keywords: Alegações de saúde
Consumidor/comprador
Valores pessoais
Valores humanos
Estilos de vida
Health claims
Consumer/buyer
Personal values
Human values
Lifestyles
Issue Date: 2008
Citation: MATOS, Paula Carvalho - Modelação do processo de decisão de compra de bens alimentares [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2477>. ISBN 978-989-732-075-0.
Abstract: A presente investigação tem como temática o processo de decisão de compra de produtos alimentares com alegações nutricionais e/ou de saúde (PAANS ). Este tema foi adoptado como campo de aplicação da tese pela sua relevância no contexto empresarial alimentar: é a área onde se registam as maiores taxas de crescimento em volume e em valor. Seguimos o paradigma positivista e abordamos o problema de investigação numa perspectiva cognitiva e no domínio do comportamento do consumidor, segundo o enquadramento teórico-conceptual dos valores e estilos de vida. Reconhecemos que existem alguns estudos empíricos sobre o tema, mas identificámos a oportunidade de contribuir com a mais valia da aplicação de um processo de investigação de base científica. Nesta investigação, propõe-se um modelo que integra constructos consolidados já existentes na abordagem dos valores e dos estilos de vida, e constructos de modelos de inspiração marcadamente atitudinal (atitudes, confiança e liderança de opinião/procura de informação). O modelo proposto postula uma influência dos valores pessoais na determinação dos valores concretos e destes últimos na determinação do estilo de vida face à alimentação, no contexto dos PAANS. A recolha de informação foi efectuada por questionário estruturado, sendo o respondente o indivíduo que no lar assume o papel de responsável pelas compras de bens não duradouros. Foram considerados válidos 603 questionários. Os resultados mostram a existência de dois grupos de inquiridos com diferentes posições face ao processo de decisão de compra. São validadas as relações de dependência propostas no modelo, sendo estas a dependência dos valores concretos face aos valores pessoais, a dependência do estilo de vida face aos valores concretos e a dependência da intenção de compra face às atitudes, à confiança e à liderança de opinião/procura de informação.
The purpose of the current research is the purchasing decision process of food products with nutritional and/or health claims (FPNHC in English or PAANS in Portuguese). This subject was chosen due to its relevance inside food industry: this is the field where is possible to find the most important growth rates in volume and value. We followed the positivist paradigm. The research problem was analysed according to the cognitive approach, considering the domain of consumer behaviour in the theoretical framework of values and lifestyles. As there are already some empirical studies on the subject, we identified the opportunity of bringing some extra knowledge by applying a scientific research process. We propose here a model that integrates simultaneously existing consolidated constructs based on values and lifestyles and constructs mainly coming from attitudinal based approaches (attitudes, trust, opinion leadership/information searching). Our model is built on the influence of personal values on objective values and the influence of objective values on food-related lifestyle applied to FPNHC. The data collection was made through a structured questionnaire, filled in by the person at home in charge of purchasing fast moving consumer goods. We considered proper to be used in the study 603 questionnaires. The results showed the existence of two groups with different behaviours regarding the purchasing decision process. The dependence relationships proposed in the model are validated by the data: we confirmed the dependence relationship of objective values versus personal values, of food-related lifestyle applied to FPNHC versus objective values and the dependence of the purchasing intension versus attitudes, trust, opinion leadership/information.
Description: Classifications of the JEL Classification System: 1st: M - Business Administration and Business Economics; Marketing; Accounting; M3 - Marketing and Advertising; M31 - Marketing 2nd: F - International Economics; F1 – Trade; F18 - Trade and Environment
URI: http://hdl.handle.net/10071/2477
Thesis identifier: 101181094
ISBN: 978-989-732-075-0
Designation: Doutoramento em Gestão
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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