Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24707
Autoria: | Moreira, J. A. Correia, J. D. Dias-Trindade, S. |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior |
Número: | 58 |
ISSN: | 2007-7033 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.31391/S2007-7033(2022)0058-002 |
Palavras-chave: | Cenários de aprendizagem híbridos modelo pedagógico virtual Comunidade virtual de aprendizagem Ensino superior |
Resumo: | A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comuni-cação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mu-danças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade edu-cativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o En-sino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos de-senvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_86426.pdf | Versão Editora | 1,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.