Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24684
Autoria: Mendes, M. M.
Editor: Gregório, M. do C., & Ramos, F.
Data: 2018
Título próprio: Ciganos, escola e desigualdades
Paginação: 115 - 131
Título do evento: Educação para todos: Os invisíveis, os discriminados e os outros
ISBN: 978-989-8841-23-0
Resumo: Embora as crianças e jovens ciganos estejam mais presentes nas escolas públicas portuguesas, continua a registar-se um elevado número de casos de insucesso escolar e abandono precoce, o que revela a incapacidade de as políticas e até medidas compensatórias, só por si, enfrentarem o desafio de (in)concretização da escolaridade obrigatória, situação que persiste e que continua largamente por resolver na sociedade portuguesa em relação aos cidadãos ciganos. É neste contexto de análise que se inscreve este texto, que por sua vez se alicerça nos resultados de algumas pesquisas qualitativas, que evidenciam claramente a persistência e continuidade de reprodução de desigualdades sociais e escolares em relação aos Ciganos. Iniciaremos esta análise traçando na primeira seção um diagnóstico atualizado sobre a situação escolar dos Ciganos em Portugal, na segunda seção serão abordadas algumas práticas e processos segregativos acionados, dominantemente de forma camuflada em contexto escolar e as representações e discursos dos Ciganos face a essas situações e por último, tecer-se-á algumas notas conclusivas em torno da articulação escola-famílias ciganas.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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