Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2450
Autoria: Rodrigues, Carla Alexandra Ferreira
Orientação: Dias, Sónia
Carvalho, Helena
Data: 2009
Título próprio: Malária em Moçambique: perspectivas leigas numa região endémica
Referência bibliográfica: RODRIGUES, Carla Alexandra Ferreira - Malária em Moçambique: perspectivas leigas numa região endémica [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2450>.
Palavras-chave: Sociologia da saúde
Saberes leigos
Comportamentos na saúde e na doença
Malária
Moçambique
Sociology of health
Lay knowlegde
Health and illness behaviour
Malaria
Mozambique
Resumo: A malária é a mais importante doença parasítica tropical, constituindo uma ameaça para cerca de 40% da população mundial, sobretudo nos países mais pobres onde o acesso aos cuidados de saúde e os recursos para o tratamento são mais escassos. Em África, constitui um dos maiores problemas de saúde pública, afectando principalmente crianças com menos de cinco anos e mulheres grávidas. De forma a compreender o fenómeno da malária, este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas leigas, incluindo percepções, conhecimentos e práticas relacionadas com a malária, em termos de prevenção e gestão de recursos terapêuticos, numa região onde esta doença é endémica. Nesse sentido, foram realizadas 18 entrevistas semi-directivas a mães de crianças com cinco ou menos anos de idade na cidade de Chókwè (Província de Gaza, Moçambique). Este estudo mostra como os indivíduos transportam para a gestão da saúde e da doença uma combinação de recursos cognitivos de carácter pluralista, que se conjugam com factores socioculturais, políticos e económicos. A tendência para aceitar as explicações biomédicas, acumulando-as e combinando-as com outros entendimentos, demonstra o carácter reflexivo das construções cognitivas dos indivíduos. Isto remete para a necessidade do aprofundamento do conhecimento sociológico sobre as lógicas e racionalidades leigas que estabelecem os critérios para a adopção de determinadas práticas preventivas e terapêuticas. Conclui-se que o reconhecimento da coexistência de diversas formas de conhecimento permite estudar as questões da saúde e da doença de uma forma mais abrangente e holística, contribuindo para um melhor entendimento dos seus padrões nas sociedades contemporâneas.
Malaria is the major tropical parasitic disease, constituting a threat to about 40% of the world population, mainly in poorer countries where access to healthcare and treatment resources are scarce. In Africa, it is a major public health problem, affecting mainly children under five and pregnant women. Aiming to understand the malaria phenomenon, this study examines lay perspectives, including perceptions, knowledge and practices related to malaria regarding prevention and therapeutic resource management, in a region where this disease is endemic. Thus, 18 semi-structured interviews with mothers of children with five or less years of age were conducted in the city of Chokwe (Gaza Province, Mozambique). This study demonstrates how in health and disease management, individuals articulate a combination of pluralistic cognitive resources that connect with sociocultural, political and economic factors. The tendency to accept biomedical explanations, accumulating and combining them with other understandings, demonstrates the reflexive nature of the individuals’ cognitive constructions. This manifests the need for further sociological research related to the logic and rationality that determine the criteria on the adoption of certain preventive and therapeutic practices. In sum, the recognition of the coexistence of differente forms of knowledge makes it possible to study health and illness issues in a more comprehensive and holistic way, aiming to contribute towards a better understanding of their patterns in contemporary societies.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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