Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/2446
Autoria: | Coutinho, Luísa Maria Cordeiro Sebastião |
Orientação: | Cardoso, Gustavo |
Data: | 11-Mar-2011 |
Título próprio: | Diários abertos ao mundo: os blogues dos adolescentes portugueses |
Referência bibliográfica: | COUTINHO, Luísa Maria Cordeiro Sebastião - Diários abertos ao mundo: os blogues dos adolescentes portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2446>. |
Palavras-chave: | Blogs Adolescência Grupo de pares Interacção Teenagers Peers group Interaction |
Resumo: | O papel desempenhado pelo grupo de pares em termos relacionais durante a adolescência e
a forma como transformaram a tecnologia associada aos media num distintivo geracional, através
da apropriação das suas potencialidades para se manterem em contacto permanente constituem a
base do presente trabalho de investigação, focado na análise específica de um desses
mecanismos: os blogues.
O estudo delimita a amostra a um público específico em termos etários, ao considerar
apenas os adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Poder-se-á
considerar como um estudo de caso específico dentro do universo abrangente e diversificado que
é o mundo dos blogues, uma vez que podem ser utilizados de diferentes formas e com diferentes
funções consoante a idade e o género dos seus criadores.
A metodologia de análise de conteúdo utilizada permitiu inferir que no caso dos blogues
criados por adolescentes, funcionam como espaços de reflexão, partilha e interacção, onde se
expressam, dão a conhecer e a comentar emoções, tendências e gostos pessoais que anteriormente
pertenciam à esfera privada e que actualmente constituem mecanismos de interacção social, que
conjuntamente com os mails, envio de sms através do telemóvel ou a participação nas redes
sociais como o hi5, complementam as comunicações face a face na ausência dos intervenientes. The role of peer group in relational terms during the adolescence and how they transformed technology on a generation distinctive, through the appropriation of their potential to remain in constant contact, is the basis of this research work, focus on a specific analysis on one of these mechanisms: the blogs. The study limits the sample to a specific audience in terms of age, considering only the teenagers between 14 and 18 years. It could be considered as a specific case study within the broad universe that is diverse and the world of blogs, since they can be used in different ways and with different functions depending on age and gender of its creators. The content analysis methodology used allowed to infer that in the case of blogs created by teenagers, they are opportunities for reflection, sharing and interaction, sharing expressions, discuss emotions, personal tastes and trends that previously belonged to the private but currently they are mechanisms of social interaction, which together with emails, sms on mobile phone or participating in social networks like hi5, communications complement face-to-face in the absence of players. |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luisa Coutinho.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.