Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24280
Autoria: | Teixeira, Sandra Maria Costa |
Orientação: | Portela, Sofia Lopes |
Data: | 14-Dez-2021 |
Título próprio: | Melhoria do sistema de gestão da qualidade da empresa Wingsys - Interactive Technology |
Referência bibliográfica: | Teixeira, S. M. C. (2021). Melhoria do sistema de gestão da qualidade da empresa Wingsys - Interactive Technology [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24280 |
Palavras-chave: | Sistema de gestão da qualidade Certificação -- Certification Melhoria ISO 9001:2015 Tecnologia interativa Quality management system Improvement Interactive technology |
Resumo: | Devido à crescente exigência dos níveis de qualidade, as organizações começaram a adotar e a
desenvolver sistemas de gestão da qualidade. Para as auxiliar neste percurso foram publicados
referenciais normativos, nomeadamente a norma ISO 9001.
Para a empresa Wingsys - Interactive Technology, empresa nacional no setor da tecnologia
interativa, a certificação do sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2015
trata-se de uma decisão estratégica; no entanto, foi identificada a necessidade de se introduzir
previamente melhorias no sistema.
O objetivo do presente trabalho é a identificação e a descrição das ações a implementar
para que seja garantida a conformidade do sistema de gestão da qualidade da Wingsys com os
requisitos da norma ISO 9001:2015. A metodologia adotada consistiu na realização de um
diagnóstico da situação atual e em seguida da definição de um plano de ação. Por fim, e
conforme solicitado pela Wingsys, é apresentada uma revisão do manual da qualidade em
conformidade com o plano de ação proposto.
Com a elaboração do presente trabalho, a Wingsys passa a dispor da indicação dos
requisitos das normas com os quais o seu sistema de gestão da qualidade não está em
conformidade e as ações que necessita desenvolver para a resolução das não conformidades
identificadas. Adicionalmente, passa também a dispor de recomendações de melhoria e de uma
nova revisão do manual da qualidade alinhada com as exigências da norma e com as ações
propostas. Due to the increasing demand on quality levels, organizations started to adopt and develop quality management systems. To help them in this path, normalized standards were published in this subject, mainly ISO 9001. For Wingsys - Interactive Technology, a national company in the interactive technology business, the quality system certification according to ISO 9001:2015 is a strategic decision; however, it was identified the need to introduce some prior improvements in the system. With this work, the main goal is to identify and describe the actions to be implemented, to ensure that Wingsys’s quality management system complies with ISO 9001:2015 requirements. The methodology adopted was to perform a previous diagnosis of the actual situation followed by the definition of an action plan. Afterwards, and as solicited by Wingsys it was presented a revision of quality control manual in agreement with the proposed action plan. With the elaboration of this work, Wingsys has now the indication of the standard requirements which their quality management system does not comply with, and which actions need to be taken into account and to be developed to solve non conformities identified. Additionally, they will also have available improvement opportunities and a new version of their quality management systems aligned with the standard demands and the proposed actions. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Aplicada |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_sandra_costa_teixeira.pdf Restricted Access | 2,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.