Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24277
Autoria: Sousa, Ana Carolina Gonçalves Teixeira de
Orientação: Guerreiro, João Ricardo Paulo Marques
Data: 13-Dez-2021
Título próprio: A aceitação de tecnologias de inteligência artificial no retalho num contexto pandémico: Abordagem online vs offline
Referência bibliográfica: Sousa, A. C. G. T. de. (2021). A aceitação de tecnologias de inteligência artificial no retalho num contexto pandémico: Abordagem online vs offline [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24277
Palavras-chave: Inteligência artificial
Retalho
COVID-19
Tecnologias
TAM
Artificial intelligence
Retail
Technologies
Resumo: A inteligência artificial (IA) é atualmente uma das tecnologias mais emergentes e, com maior capacidade de transformar não só o tecido empresarial como a sociedade. No campo das organizações, o principal propósito deste tipo de tecnologias é ajudar a criar valor para os seus consumidores. Os avultados custos de investimento e o potencial fraco interesse dos seus clientes em adotar estas tecnologias são um entrave à sua implementação. Para além do mais, o clima de incerteza criado com o surgimento da pandemia COVID-19 levanta ainda mais dúvidas aos gestores. Por essa razão, o principal objetivo desta dissertação foca-se em entender que fatores é que os retalhistas devem privilegiar, de forma a garantir uma maior aceitação de tecnologias de IA por parte dos seus consumidores, num contexto pautado pela COVID-19. Com esse propósito, foi desenvolvido um questionário onde os participantes avaliaram diversas dimensões acerca de um tipo de tecnologia de IA. Com uma amostra de 302 respondentes, os resultados sugerem que as dimensões perceção de enjoyment, perceção de utilidade e atitude são aquelas que os participantes consideram mais importantes na afetação da intenção de adoção de uma tecnologia. Também foi possível concluir que nem a flexibilidade cognitiva nem o medo da COVID-19 têm impacto na aceitação de uma tecnologia de IA no retalho.
Artificial intelligence (AI) is currently one of the most emerging technologies with the tremendous capacity to transform not only companies but also society. Regarding organizations, the main purpose of these types of technologies is to help create value for their consumers. The high investment costs and the potential low interest of its customers in adopting these technologies are a massive obstacle to their implementation. Furthermore, the climate of uncertainty created with the emergence of the COVID-19 pandemic raises even more doubts for the managers. For this reason, the main objective of this dissertation focuses on understanding which factors retailers should privilege, to ensure a greater acceptance of AI technologies by their consumers, in a context determined by COVID-19. For this purpose, a questionnaire was developed in which participants assessed several dimensions about a type of AI technology. With a sample of 302 respondents, the results suggest that the dimensions of perceived enjoyment, perceived of use, and attitude are the ones that the participants consider the most significant in affecting the intention to adopt a technology. It was also possible to conclude that neither cognitive flexibility nor fear of COVID-19 have an impact on the acceptance of a retail AI technology.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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