Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24276
Autoria: Ferrario, Matteo
Orientação: Jalali, Marjan Sara Fonseca
Escadas, Marco
Data: 12-Nov-2021
Título próprio: Explaining consumers’ purchase intention of products made with recycled plastic in a circular economy context
Referência bibliográfica: Ferrario, M. (2021). Explaining consumers’ purchase intention of products made with recycled plastic in a circular economy context [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24276
Palavras-chave: Green marketing
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Theory of planned behavior
Recycled products
Circular economy
Marketing verde
Teoria do comportamento planejado
Produtos reciclados
Economia circular
Resumo: The production of virgin plastic is set to increase by 40% in the next 10 years. At the same time, estimates show that plastic trash flowing into the seas will nearly triple by 2040 if nothing is done. Issues like plastic pollution and resource scarcity are on the top of the agenda of many eco-conscious consumers. In response to these new consumers’ concerns, a handful of companies have started experimenting with recycled plastic and use this material in textiles, furniture, packaging, and other applications. Nonetheless, little is known about how consumers perceive products made with recycled plastic and which are the drivers that could encourage the purchase of such products. By applying the Theory of Planned Behavior, this research aims to study consumers' perception of products made with recycled plastic and to identify the biggest influencer for the purchase of such products. Through an online questionnaire, a sample of 346 respondents was collected and then analyzed using Structural Equation Modelling. The findings indicated Attitude, Perceived Behavioral Control and Subjective Norm, as well as the newly added variable Environmental Knowledge, as determinants of buying behavioral intention. The study adds to the literature around recycled products and consumers' behavior and confirms the validity of the theory of planned behavior in explaining consumers' intentions. Regarding the practical implications, the study suggests designing recycled plastic products in a recognizable, impactful way to communicate their green and environmental benefits and target "environmentally-conscious" consumers that were found to be the most willing to purchase recycled products.
Está previsto que a produção de plástico virgem aumentará em 40% nos próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, estudos mostram que o lixo plástico que flui para os mares quase triplicará até 2040 se nada for feito. Questões como poluição por plástico e escassez de recursos estão no topo da agenda de muitos consumidores verdes. Em resposta às preocupações desses novos consumidores, algumas empresas começaram a experimentar com plástico reciclado e usar esse material em várias aplicações. No entanto, pouco se sabe sobre como os consumidores percebem os produtos feitos com plástico reciclado e quais são os motivadores que podem estimular a compra desses produtos. Para estudar a percepção dos consumidores sobre produtos feitos com plástico reciclado e identificar o maior influenciador na compra desses produtos, esta tese aplicou a Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen. Por meio de um questionário online, uma amostra de 346 respondentes foi coletada e analisada. Os resultados indicam as variáveis Atitude, Controlo Comportamental Percebido e Norma Subjetiva, bem como a variável recentemente adicionada, Conhecimento Ambiental, como determinantes da intenção comportamental de compra. O estudo complementa a literatura sobre produtos reciclados e o comportamento dos consumidores e confirma a validade da teoria do comportamento planejado para explicar as intenções dos consumidores. Em relação às implicações práticas, o estudo sugere projetar produtos de plástico reciclado de uma forma reconhecível e impactante para comunicar seus benefícios verdes e ambientais e para atingir os consumidores "ambientalmente conscientes" que foram considerados os mais dispostos a comprar produtos reciclados.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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