Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24089
Autoria: | Paiva, Susana Isabel Conde Gaboleiro |
Orientação: | Monteiro, João José Paiva |
Data: | 29-Nov-2021 |
Título próprio: | A transformação digital das escolas e o seu impacto nas estruturas de gestão escolar, administrativas, pedagógicas e tecnológicas: estudo de caso |
Referência bibliográfica: | Paiva, S. I. C. G. (2021). A transformação digital das escolas e o seu impacto nas estruturas de gestão escolar, administrativas, pedagógicas e tecnológicas: estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24089 |
Palavras-chave: | Transformação digital Ensino à distância Competências digitais Gestão Mudança Tecnologia -- Technology Digital transformation Distance learning Digital skills Management Change |
Resumo: | A transformação digital é um conceito cada vez mais presente nas instituições, não apenas como um
processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas
também como uma mudança cultural.
O propósito deste estudo é analisar que transformações organizacionais, administrativas,
tecnológicas e pedagógicas resultam da transformação digital das escolas e que impacto teve a
pandemia de Covid-19 neste processo. Tendo em conta a complexidade e amplitude do tema,
decidimos focar a investigação num estudo de caso num agrupamento de escolas. A recolha de dados
baseou-se num modelo de triangulação, sendo a informação recolhida através de análise documental,
de uma entrevista semiestruturada à diretora do agrupamento e de questionários aos docentes.
A transformação digital no agrupamento em estudo já vinha a acontecer de forma gradual, na área
administrativa e no apoio ao ensino nas salas de aula, com a necessidade de suspensão das atividades
letivas devido à pandemia de Covid-19 a tecnologia ganhou um papel de destaque. Foi necessário
organizar, reinventar e encontrar recursos para que escola não parasse e para que os alunos
continuassem a aprender. O ensino remoto de emergência foi a alternativa possível, deixando em
aberto para o futuro da escola possibilidades, experiências e conhecimento para um ensino mais
digital. A capacitação do corpo docente é fundamental para uma atuação competente neste novo
caminho. Este caminho da transformação digital está a ser feito, todavia ainda falta investimento
tecnológico em equipamentos adequados e eficazes e formação de professores que dê resposta a este
desafio. Digital transformation is a concept increasingly present in institutions, not only as a process that allows using technological resources to increase organizational performance, but also as a cultural change. The purpose of this study is to analyze what organizational, administrative, technological, and pedagogical transformations result from the digital transformation of schools and what impact the Covid-19 pandemic has had on this process. Given the complexity and breadth of the topic, we decided to focus the research on a case study in one school cluster. Data collection was based on a triangulation model, with information collected through document analysis, a semi-structured interview with the cluster's director, and questionnaires to teachers. The digital transformation in the school cluster under study was already happening gradually, in the administrative area and in supporting teaching in the classrooms, but with the need to suspend school activities due to the Covid-19 pandemic, technology gained a prominent role. It was necessary to organize, reinvent, and find resources so that school would not stop and students would continue to learn. Emergency remote teaching was the possible alternative, leaving open for the future of the school possibilities, experiences, and knowledge for a more digital education. Training the teaching staff is essential to perform competently on this new path. This path of digital transformation is being taken, however, there is still a lack of technological investment in adequate and effective equipment and teacher training to meet this challenge. |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_susana_gaboleiro_paiva.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.