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http://hdl.handle.net/10071/23903
Author(s): | Pereira, Ana Rute dos Reis Félix |
Advisor: | Espírito Santo, Maria Inês L. A. |
Date: | 16-Dec-2021 |
Title: | Integração de cuidados: Experiência e perceção do cidadão em Portugal |
Reference: | Pereira, A. R. dos R. F. (2021). Integração de cuidados: Experiência e perceção do cidadão em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23903 |
Keywords: | Serviço social Social work Integração de cuidados Visão centrada no utente Cidadão Conhecimento -- Knowledge Care integration Patient-centred vision Citizen |
Abstract: | O Serviço Social define-se como uma profissão orientada para valores sociais e radica tanto nas contribuições técnicas como na sua dimensão ética e moral, a sua projeção/intervenção em face a objetivos transformadores, individuais e comunitários está além da sua ação concreta (Rossel, 1996).
A centralidade no utente só pode ser conseguida se este for ouvido, se as suas experiências perceções e visões forem auscultadas, trabalhadas e devidamente transformadas no que será um serviço mais próximo, útil, otimizando e dinamizando os cuidados que são prestados, podendo contribuir para a própria otimização do trabalho dos profissionais, tornando-o inclusive mais facilitador.
Define-se como objetivo de estudo identificar e analisar o conhecimento e as experiências que os utentes têm sobre o serviço nacional de saúde e a integração de cuidados. Com a presente investigação pretende-se validar e avaliar as experiências dos utentes, propondo um conjunto de dimensões relevantes para a melhoria dos cuidados no serviço nacional de saúde, serviços sociais e integração de cuidados, através da perspetiva do utente.
Os resultados sugerem que a integração de cuidados é vista com um projeto em construção, necessário e fundamental para uma melhor prestação de cuidados ao utente. A integração de cuidados é vista pelos utentes como uma articulação, entre diversos prestadores, que tenha no centro da sua ação o utente e as famílias, promovendo fatores facilitadores de aproximação ao seu acompanhamento clínico e social, prevenindo situações de agudização. Social Service is defined as a profession orientated towards social values and is rooted both in its technical contributions and in its ethical and moral dimension, its projection/intervention in the face of transformative, individual and community objectives is beyond its concrete action (Rossel, 1996). The centrality of the user can only be achieved if he/she is heard, if his/her experiences, perceptions and visions are listened to, worked on and duly transformed into what will be a closer, more useful service, optimising and boosting the care provided, which may contribute to the very optimisation of the professionals' work, even making it easier. The study objective was to identify and analyse the knowledge and experiences that users have of the national health service and the integration of care. This research aims to validate and assess users' experiences, proposing a set of relevant dimensions for improving care in the national health service, social services and care integration, through the users' perspective. The results suggest that care integration is seen as a project under construction, necessary and essential for a better provision of care to the patient. The users see care integration as an articulation between different providers that focuses their actions on the patient and the families, promoting facilitating factors that bring them closer to their clinical and social follow-up, preventing situations of aggravation. |
Degree: | Mestrado em Serviço Social |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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