Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2382
Autoria: Faria, Margarida
Data: 9-Mar-2011
Título próprio: O papel da família e da pertença a redes sociais na construção de trajectórias educativas e sociais de nível superior: estudantes angolanos em Portugal
Título do evento: 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos
Palavras-chave: Angola
Família
Redes sociais
Ensino superior
Resumo: A decisão de sair do país para realizar estudos superiores é, no contexto dos novos países africanos, cada vez mais uma decisão individual, e/ou de famílias, dado o enfraquecimento do papel regulador do Estado na situação actual de liberalização económica e consequente crescente “individualização. A partir de uma série de entrevistas a estudantes universitários angolanos, a estudar em Portugal realizadas em Lisboa e no Porto, e a profissionais que estudaram no ensino superior português, em Luanda, procurar-se-á aferir o lugar ocupado pelas “redes sociais” construídas, e mantidas, em torno de relações familiares alargadas, assim como de relações académicas ou outras, e a sua repercussão na consolidação de redes sociais mais amplas (como as que ligam estes formandos ao país de formação, e as que ligam este país ao seu país de origem) com implicações na cooperação entre os dois países e, mais concretamente, no desenvolvimento de Angola.
Arbitragem científica: Não
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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