Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23767
Autoria: Cunha, Ana Margarida Marcelino e
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 29-Nov-2021
Título próprio: A adaptação ao ensino à distância, por docentes e estudantes do ensino superior, durante o primeiro confinamento provocado pela crise COVID-19 - março a maio de 2020
Referência bibliográfica: Cunha, A. M. M. e. (2020). A adaptação ao ensino à distância, por docentes e estudantes do ensino superior, durante o primeiro confinamento provocado pela crise COVID-19 - março a maio de 2020 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23767
Palavras-chave: COVID-19
Crise -- Crisis
Universidade
Comunicação -- Communication
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação
University
ICT
Resumo: Este trabalho aborda a temática da educação no ensino superior e a adaptação por parte de estudantes e docentes relativamente ao impacto que o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19 gerou no sistema educativo, tendo sido necessário transformar os métodos de ensino e de aprendizagem num espaço de tempo extremamente reduzido. São abordadas temáticas como o percurso da tecnologia como método de apoio à educação, o papel das tecnologias para o ensino e ainda os métodos de ensino adotados durante a primeira vaga da pandemia. Como teoria base para a análise deste tema recorreu-se à teoria dos paradoxos, com o objetivo de compreender como uma situação de crise pode dar origem a diferentes tipos de tensão. Foi adotada uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas a estudantes e docentes de diferentes instituições universitárias e de diferentes áreas. Das principais conclusões a retirar, sublinha-se que existem ainda limitações nos métodos de ensino online, sendo que estes e os métodos de ensino presenciais têm uma relação paradoxal, pois não são mutuamente exclusivos e podem ser combinados de uma forma híbrida, sendo este método considerado o mais adequado às necessidades atuais.
This thesis addresses the theme of higher education and the adaptation by students and lecturers due to the impact that the lockdown caused by the COVID-19 pandemic generated on the educational system, making it necessary to transform teaching and learning methods in an extremely reduced amount time. Topics such as the history of technology as a method of supporting education, the role of technologies for teaching and the teaching methods adopted during the first wave of the pandemic were addressed. The paradox theory was used as a base theory for the analysis of this theme, with the aim of understanding how a situation of crisis can generate different types of tensions. A qualitative methodology was adopted by conducting semi-structured interviews with lecturers and students from different universities and from different areas. From the main conclusions to be drawn, it is emphasized that there are still limitations in online teaching methods, and that these methods and the classroom course methods have a paradoxical relationship as they are not mutually exclusive and can be combined in a hybrid way, considering this method as the most suitable for current needs.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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