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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/23581
acessibilidade
Title: Cultura para todos: atividades culturais e inclusão e crianças com deficiência em Setúbal
Authors: Gomes, Ana Raquel Ribeiro
Orientador: Vaz, Maria João
Keywords: Crianças com deficiência
Acessibilidade
Atividades culturais
Setúbal
Children with disabilities
Accessibility
Cultural activities
Issue Date: 22-Nov-2021
Citation: Gomes, A. R. R. (2021). Cultura para todos: atividades culturais e inclusão e crianças com deficiência em Setúbal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23581
Abstract: Na atualidade, fala-se cada vez mais da importância da inclusão de todos os cidadãos fornecendo-lhes estruturas e recursos que permitam a sua participação ativa em todas as áreas. Ainda não é o ideal, mas a cidade de Setúbal tem feito um esforço para melhorar os recursos. Ao longo dos anos tem vindo a ser estudada a forma como as crianças com deficiência aprendem e a importância das atividades culturais para o seu desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo perceber a importância das atividades culturais para crianças com deficiência, utilizando como caso de estudo a ação desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal. Considerando as iniciativas e as práticas que foram possíveis identificar e descrever, procurou-se, desta forma, definir o lugar que a CMS atribui a esta questão, ou seja, o acesso de crianças com deficiência a atividades culturais. Por outro lado, procurou-se igualmente a importância que estas atividades culturais têm na vida das crianças com deficiência. Para tal, foi realizada uma investigação baseada em entrevistas exploratórias e inquéritos por questionário, que permitiram perceber que as atividades culturais são importantes para estas crianças e que a CMS tem vindo a fazer esforços para que todos os cidadãos usufruam do seu direito pleno de cidadania, participando e usufruindo das atividades culturais.
Nowadays, there is an increasing talk about the importance of including all of the citiziens by providing them structures and resources that allow their active participation in all areas. It’s still not ideal, but the city of Setúbal has made an effort to improve these resources. Over the years, the way that children with disabilities learn and the importance of cultural activities for their development have been studied. This study aimed to understand the importance of cultural activities for children with disabilities, using as a case study the action developed by the Municipality of Setúbal. Considering the initiatives and practices that were possible to identify and describe, we sought, in this way, to define the place that the CMS attributes to this issue, that is, the access of children with disabilities to cultural activities. On the other hand, the importance that these cultural activities have in the lives of children with disabilities. To this end, an investigation was carried out based on exploratory interviews and questions surveys, which allowed us to realize that cultural activities are important for these children and that the CMS has been making efforts so that all citizens enjoy their full right to citizenship, participating in and enjoying cultural activities.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/23581
Thesis identifier: 202795586
Designation: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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