Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23153
Author(s): Póvoa, E. M.
Henriques, S.
Editor: Miranda, L., Alves, P., e Morais, C.
Date: 2016
Title: Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas: Um estudo de caso
Pages: 3061 - 3069
Event title: Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
ISBN: 978-972-745-205-7
Keywords: Lideranças intermédias
Agrupamentos
Gestão
Comunicação
Abstract: O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Os coordenadores têm a seu cargo a gestão do estabelecimento numa relação de dependência institucional do diretor, sem que exista uma estrutura de comunicação formal. O caso em estudo procura averiguar sobre a nova realidade dos agrupamentos que se traduz num elevado número de escolas agrupadas. A identificação dos estilos de liderança, as formas com se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema…
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conferenceobject_32607.pdfVersão Editora7,32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.