Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23153
Autoria: | Póvoa, E. M. Henriques, S. |
Editor: | Miranda, L., Alves, P., e Morais, C. |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas: Um estudo de caso |
Paginação: | 3061 - 3069 |
Título do evento: | Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem |
ISBN: | 978-972-745-205-7 |
Palavras-chave: | Lideranças intermédias Agrupamentos Gestão Comunicação |
Resumo: | O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Os coordenadores têm a seu cargo a gestão do estabelecimento numa relação de dependência institucional do diretor, sem que exista uma estrutura de comunicação formal. O caso em estudo procura averiguar sobre a nova realidade dos agrupamentos que se traduz num elevado número de escolas agrupadas. A identificação dos estilos de liderança, as formas com se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema… |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_32607.pdf | Versão Editora | 7,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.