Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23153
Autoria: Póvoa, E. M.
Henriques, S.
Editor: Miranda, L., Alves, P., e Morais, C.
Data: 2016
Título próprio: Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas: Um estudo de caso
Paginação: 3061 - 3069
Título do evento: Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
ISBN: 978-972-745-205-7
Palavras-chave: Lideranças intermédias
Agrupamentos
Gestão
Comunicação
Resumo: O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Os coordenadores têm a seu cargo a gestão do estabelecimento numa relação de dependência institucional do diretor, sem que exista uma estrutura de comunicação formal. O caso em estudo procura averiguar sobre a nova realidade dos agrupamentos que se traduz num elevado número de escolas agrupadas. A identificação dos estilos de liderança, as formas com se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema…
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_32607.pdfVersão Editora7,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.