Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23147
Autoria: Capucha, L.
Alves, E.
Tavares, I.
Data: 2016
Título próprio: Os sociólogos e as Cartas Educativas: O caso de Vila Franca de Xira
Título do evento: Atas do IX Congresso Português de Sociologia
ISBN: 978-989-97981-3-7
Palavras-chave: Educação
Carta Educativa
Poder local
Planeamento estratégico
Resumo: A comunicação que se propõe trata do contributo da Sociologia e dos sociólogos para o planeamento estratégico da educação, materializado no caso específico da Carta Educativa de Vila Franca de Xira. A experiência de elaboração de uma Carta Educativa, por parte de uma equipa de sociólogos do CIES-IUL, e a metodologia adotada põem em evidência a importância da Sociologia no Planeamento e na mobilização das metodologias de investigação-ação, num contexto em que outras disciplinas têm tendido a padronizar procedimentos e a transformar o exercício do planeamento e da avaliação numa mera administração de instrumentos pré-fabricados. Neste sentido, pretende explorar-se, através da perspetiva e da imaginação sociológica, algumas das potencialidades de instrumentos já implantados no campo da educação, como é o caso da Carta Educativa.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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