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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGoulão, Marta Pereira de Lima de Mello e Sampayo-
dc.contributor.advisorRodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro-
dc.contributor.authorPires, Catarina Madureira-
dc.date.accessioned2021-08-24T15:57:40Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.citationPires, C. M. (2021). A influência da cor dos rótulos nas embalagens de marcas de vinhos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23040pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23040-
dc.description.abstractO processo de escolha de um produto certo é cada vez mais exigente face ao aumento da oferta. Esta dificuldade está também presente no mercado dos vinhos, onde existe grande heterogeneidade de marcas (Lick et al., 2017). Características como o design, a imagem da garrafa, um rótulo impactante e a cor são importantes aquando da escolha do vinho (Temudo, 2015). O objetivo geral desta investigação consistiu em compreender a influência da cor do rótulo das garrafas de vinho na intenção de compra. Especificamente foram analisados três aspetos i) as características das garrafas de vinho mais apreciadas pelos consumidores; ii) as características dos rótulos mais referidas pelos consumidores; iii) a importância que os consumidores atribuem à cor no rótulo. A metodologia utilizada foi qualitativa através de análise de conteúdo a trinta Wine Blogs, selecionados pelas keywords "melhores blogs de vinhos", "blogs de vinhos" e "wine blogs" no Google. Os blogs mencionados no paper "A content analysis of influential wine blogs" foram também analisados. A análise dos dados foi realizada com o software Leximancer. Conclui-se que a cor do rótulo é uma característica do packaging bastante importante dentro de um mercado como o vinho. A revisão de literatura permitiu constatar que existem vários estudos sobre a importância dos rótulos nos vinhos, no entanto são poucos os estudos que analisam o impacto da cor na intenção de compra. Esta investigação contribui para colmatar esta lacuna.por
dc.description.abstractThe process of choosing the right product is increasingly demanding in view of the increased supply. This difficulty is also present in the wine market, where there is great heterogeneity of brands (Lick et al., 2017). Characteristics such as the design, the image of the bottle, an impactful label and the color are important when choosing the wine (Temudo, 2015). The general objective of this investigation was to understand the influence of the color of the wine bottles' label on the purchase intention. Specifically, three aspects were analyzed i) the characteristics of the wine bottles most appreciated by consumers; ii) the characteristics of the labels most mentioned by consumers; iii) the importance that consumers attach to the color on the label. The methodology used was qualitative through content analysis of thirty Wine Blogs, selected by the keywords "best wine blogs", "wine blogs" and "wine blogs" on Google. The blogs mentioned in the paper "A content analysis of influential wine blogs" were also analyzed. Data analysis was performed using the Leximancer software. It is concluded that the color of the label is a very important packaging characteristic within a market such as wine. The literature review showed that there are several studies on the importance of labels in wines, however there are few studies that analyze the impact of color on the purchase intent. This investigation contributes to fill this gap.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectVinho característicaspor
dc.subjectEmbalagens cores dos rótulos das garrafaspor
dc.subjectBlogs de vinhospor
dc.subjectAnálise de conteúdo -- Content analysispor
dc.subjectWine characteristicspor
dc.subjectPackaging botle labeling colorspor
dc.subjectWine blogspor
dc.subjectContent analysispor
dc.titleA influência da cor dos rótulos nas embalagens de marcas de vinhospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202750256por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2024-07-21-
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