Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23033
Autoria: Quintanilha, T. L.
Cardoso, G.
Baldi, V.
Paisana, M.
Data: 2021
Título próprio: O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal
Volume: 97
Paginação: 35 - 56
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP20219720823
Palavras-chave: Campanha eleitoral
Fake news
Jornalismo
Resumo: Este artigo reflete sobre o papel do jornalismo na desconstrução de uma notícia falsa, de teor propagandístico, mediatizada no último dia da campanha para as legislativas de 2019, em Portugal. Procedeu-se à recolha de notícias veiculadas nos órgãos de comunicação social portugueses, contextualizando a cobertura mediática no quadro do impacto da desinformação na confiança em notícias, com o auxílio de dados coligidos no âmbito do projeto Digital News Report. Concluiu-se que o escrutínio jornalístico, adjuvado pelas características do sistema mediático português, poderá ter contribuído para um impacto nulo desta notícia falsa no resultado eleitoral, ao contrário do observado em atos eleitorais noutros países, nomeadamente nos EUA, Reino Unido e Brasil.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_82792.pdfVersão Editora558,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.