Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22989
Autoria: Pandolf, Tiara Cominote
Orientação: Santos, Maria Helena
Data: 26-Jul-2021
Título próprio: Empreendedorismo feminino: um estudo exploratório sobre a perspetiva de mulheres brasileiras empreendedoras em Portugal
Referência bibliográfica: Pandolf, T. C. (2021). Empreendedorismo feminino: um estudo exploratório sobre a perspetiva de mulheres brasileiras empreendedoras em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22989
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Imigrantes
Dificuldades
Motivação
Psicossocial
Female entrepreneurship
Immigrants
Difficulties
Motivations
Psychosocial
Resumo: O empreendedorismo foi, durante muito tempo, relacionado apenas com o universo masculino e só depois da década de 70 é que se começou a investigar também as mulheres empreendedoras. A grande maioria dos estudos encontrados centram-se em comparações entre homens e mulheres empreendedores/as, bem como nas motivações que fazem as mulheres empreender e as dificuldades e limitações que elas encontram ao procurar empreender. Além disso, percebe-se a pouca investigação existente sobre outros assuntos que perpassam as mulheres empreendedoras, sendo ainda menor a investigação com mulheres empreendedoras imigrantes. É a partir deste facto que a presente investigação se tornou pertinente: investigar as mulheres brasileiras que estão a empreender em Portugal. Então, procurou-se conhecer os motivos que as fizeram empreender, descrever as maiores dificuldades e identificar os processos psicossociológicos mais salientes. Foi desenvolvido um guião semiestruturado, utilizado na realização de 13 entrevistas a mulheres brasileiras empreendedoras em Portugal, com idades entre os 20 e os 48 anos. Os resultados revelaram cinco grandes temas, centrados: nas motivações que perpassam as mulheres a empreender; nas adversidades que estas empreendedoras enfrentam; no ser imigrante; no ser empreendedora; e no ser mulher. Em geral, percebe-se que as participantes iniciaram o empreendimento por uma realização pessoal. As dificuldades destacadas foram a pandemia da Covid-19 e as diferenças culturais existentes entre Brasil e Portugal. Mas estas são mulheres fortes e resilientes, e mesmo que o facto de ser imigrante e ser mulher infira no empreendimento, elas procuram sempre o melhor para a sua empresa e para os/as clientes.
Entrepreneurship was, for a long time, related only to the male universe and it was only after the 1970s that women entrepreneurs also began to be investigated. Most of the studies found focus on comparisons between men and women entrepreneurs, as well as on the motivations that make women entrepreneurs and the difficulties and limitations they encounter when seeking to become entrepreneurs. Furthermore, it is noticeable how little research there is on other subjects that permeate women entrepreneurs, and there is even less research on immigrant women entrepreneurs. It is based on this fact that the present research became pertinent: to investigate Brazilian women who are entrepreneurs in Portugal. To this end, we sought to know the reasons that made them become entrepreneurs, describe their biggest difficulties, and identify the psychosociological processes most prominent in them. A semi-structured script was developed and used in 13 interviews with Brazilian women entrepreneurs in Portugal, aged between 20 and 48 years old. The results revealed five major themes: the motivations that drive women to become entrepreneurs; the adversities that these entrepreneurs face; being an immigrant; being an entrepreneur; and being a woman. In general, it is perceived that the participants started the enterprise for personal fulfillment. The difficulties highlighted were the Covid-19 Pandemic and the cultural differences between Brazil and Portugal. They are strong and resilient women, and even though being an immigrant and being a woman influences the enterprise, they always seek the best for their company and for the clients.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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