Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/22979
Author(s): | Ferreira, Sílvia Alexandra Gaspar |
Advisor: | Pena, Maria João |
Date: | 20-Jul-2021 |
Title: | Fatores que dificultam a inserção profissional dos jovens recém-licenciados em serviço social, em Portugal |
Reference: | Ferreira, S. A. G. (2021). Fatores que dificultam a inserção profissional dos jovens recém-licenciados em serviço social, em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22979 |
Keywords: | Desemprego jovem Recém-licenciados Mercado de trabalho Serviço social Youth unemployment Recent graduates Labor market Social work |
Abstract: | O presente estudo, aprofundará a problemática do desemprego jovem, uma realidade
transversal a diversos países europeus, com especial ênfase no desemprego jovem em Serviço
Social, em Portugal.
O principal objetivo consiste em compreender os fatores que os recém-licenciados em
Serviço Social, do nosso país, associam à dificuldade de inserção profissional.
No respeitante à dimensão empírica deste trabalho de investigação, o mesmo é de
natureza qualitativa, sendo que, para tal, recorreu-se à realização de entrevistas
semiestruturadas a assistentes sociais portugueses recém-diplomados, cujo términus da
licenciatura haja ocorrido entre os anos letivos 2016/2017 e 2018/2019.
Os resultados evidenciam que a taxa de desemprego jovem tem vindo a aumentar
consideravelmente, com simultâneo decréscimo ao nível da qualidade e estabilidade dos
empregos, nomeadamente na área em apreço neste estudo.
Foi igualmente possível aferir que, ao nível das atuais políticas sociais, existe ainda um
longo caminho a percorrer, nomeadamente no que concerne à criação de mais medidas de
incentivo à entrada e consequente integração dos jovens no mercado de trabalho, na sua área
de formação.
Existem diversos fatores que os assistentes sociais entrevistados referem como estando a
interferir na inserção profissional dos jovens formados em Serviço Social, sugerindo-se
algumas pistas de possíveis alterações a serem feitas tanto por parte dos alunos, como do
sistema de ensino, como do governo ao nível das medidas políticas existentes. This study begins by addressing the development of training in Social Work, in Portugal, from its genesis to the present day. Subsequently, it will also deepen the subject of youth unemployment, a reality of several European countries, with special emphasis on youth unemployment in Social Work, in Portugal. Main objective will be to understand the reasons associated by recent Social Work graduates, in our country, upon their difficulties of professional insertion. The empirical dimension of this research, it is of a qualitative nature, and, for this, semi structured interviews were conducted with recent graduate Portuguese social workers, whose graduation degree occurred between the academic years 2016/2017 and 2018/2019. It will be possible to conclude that youth unemployment rate has been increasing considerably, with a simultaneous decrease in the level of quality and stability of jobs, namely in the specific area considered by this study. It is also possible to infer that, in terms of current social policies, there is still a long way to go, namely regarding the creation of more measures to encourage the entry and consequent integration of young people in the labor market, in their training area. There are several factors that the social workers interviewed refer as interfering in the professional insertion of young people trained in Social Work, thus suggesting some clues to possible changes of existing policy measures, to be made by students, the education system and the government. |
Degree: | Mestrado em Serviço Social |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_silvia_gaspar_ferreira.pdf | 914,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.