Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/2290
Autoria: | Graf, Márcia Prado, Eliane |
Data: | 15-Fev-2011 |
Título próprio: | O ensino da história da África nas escolas brasileiras |
Título do evento: | 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos |
Palavras-chave: | História da África Cultura afro-brasileira História da educação |
Resumo: | Esse estudo tem como suporte teórico a Lei 10.639, de 2003, que alterou a Lei 9.394, de 1996, pela qual haviam sido estabelecidas as bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Essas medidas tiveram como meta a adoção de uma pedagogia antiracista e de valorização do negro no contexto social e cultural do país, enquanto componente da população brasileira. Decorridos sete anos da implantação da referida Lei, analisados os processos de capacitação docente, as diretrizes curriculares, o material didático e os procedimentos metodológicos para a sua aplicação, fica evidente que o objetivo de proporcionar uma educação mais compatível com uma sociedade democrática, multicultural e pluriétnica ainda está longe de ser atingido. Pretende-se aqui analisar as razões pelas quais esses resultados ainda permanecem incipientes e insatisfatórios na sua finalidade pedagógica. |
Arbitragem científica: | Não |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIEA7_8_GRAF&PRADO_O ensino da História da África nas escolas brasileiras.pdf | 117,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.