Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22874
Autoria: Huang Hao
Orientação: Jesuino, Jorge Correia
Data: 4-Nov-2019
Título próprio: The cross cultural management: Australia Vs China
Referência bibliográfica: Huang Hao (2019). The cross cultural management: Australia Vs China [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22874
ISBN: 978-989-781-540-9
Palavras-chave: Culture
China
Australia
Banco -- Bank
Interview
Cultura
Entrevista
Resumo: The era of globalisation presented opportunities for China corporations to expand to overseas markets. After the execution of the China-Australia Free Trade Agreement in 2015, there is a considerable interest for Chinese corporations to invest and expand to Australia. Notwithstanding the favourable legal and political environment to support the expansion of Chinese corporations, including China based banks to Australian market; one potential hindrance to such expansion plan is the cultural differences between both countries. This dissertation aims to research on the potential issues arising from the cultural differences faced by China banks in their expansion plan to overseas market in particularly Australia and also how resolve such differences OCAI scores indicate that banks in mainland China scored higher for hierarchy culture (50.11) compared to overseas banks (30.11) which indicate that China banks’ structure are designed to maintain the stability and control of the banks by higher management. Interview conducted with nineteen (19) respondents indicates that there are contrasting views by the respondents on whether cultural differences play an important role in human resource management for banks. For client facing role, some respondents view that cultural similarity could be an advantage when dealing with clients but some consider ability and knowledge to be more important. Notwithstanding this, cultural differences are definitely an important aspect for human resource management for banks expanding to overseas market with different culture. It is recommended that bank management to employ a mixture of team with both Chinese and Australian cultural background to cater to different clientele and also staffs to headquarter office.
A era da globalização ofereceu oportunidades às multinacionais Chinesas de se expandirem para os mercados estrangeiros.Após a implementação do Acordo de Comércio Livre entre a China e Australia em 2015,há um considerável interesse das multinacionais Chinesas investirem e expandirem-se na Austrália. Não obstante o contexto legal e politico favorável à expansão das multinacionais Chinesas,incluindo a banca Chinesa operando no mercado Australiano, as diferenças culturais, entre os dois paises poderão constituir um obstaculo a essa expansão. Esta dissertação procura investigar em que medida os problemas potenciais resultantes das diferenças culturais que os bancos Chineses poderão enfrentar no decurso do seu plano de expansão para mercados internacionais e particularmente para a Austrália e tambem como dar resposta a tais diferenças Os resultados do questionário OCAI indicam que os bancos na China Continental tem valores mais elevados na cultura hierárquica (50.11) o que sugere qua as estruturas dos bancos da China são desenhadas para garantir a estabilidade e o control pela direção de topo. Entrevistas a dezanove (19) inquiridos sugerem queestes têm perspectivas contrastantes no que se refere à importância do papel das diferenças culturais na gestão dos recursos humanos dos bancos. No que se refere às relaçoes com os clientes alguns dos inquiridos consideram que a semelhança cultural pode ser uma vantagem mas outros consideram mais importantes as capacidades e o conhecimento. Apesar disso as diferenças culturais são em ultima análise um aspecto importante na gestão dos recursos humanos nos bancos em expansão para um Mercado exterior com uma diferente cultura. Recomenda-se que a gestão dos bancos empregue equipas mixtas com culturas tanto Chinesas como Australianas tanto para lidarem com diferentes clientelas como nas equipas da direção de topo.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_huang_hao.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.