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http://hdl.handle.net/10071/2281
Autoria: | Carreira, Carlos |
Data: | 15-Fev-2011 |
Título próprio: | Educação para o desenvolvimento: a educação como via para a erradicação da pobreza |
Título do evento: | 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos |
Palavras-chave: | Educação Desenvolvimento Pobreza |
Resumo: | A Declaração do Milénio das Nações Unidas, aprovada na Cimeira do Milénio, reflectindo as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países, que participaram na maior reunião de sempre de dirigentes mundiais, definiu alvos concretos no domínio do desenvolvimento, como reduzir para metade a percentagem de pessoas que vivem na pobreza extrema e fornecer água potável e educação a todos. Na senda de Paulo VI e João Paulo II quando afirmaram que “o Desenvolvimento é o novo nome da Paz” e que “Todos somos responsáveis por todos” propomo-nos realizar uma abordagem dos “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” realçando a relação que consubstancia e inter-relaciona o tríptico Educação, Desenvolvimento e Erradicação da Pobreza, focando-nos na educação enquanto motor de desenvolvimento, cientes dos pressupostos de Gunnar Myrdal relativos ao “ciclo vicioso do subdesenvolvimento” e das indispensáveis estratégias para combater a pobreza, com base na educação e qualificação de recursos humanos. |
Arbitragem científica: | Não |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CIEA7_8_CARREIRA_EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO.pdf | 254,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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